Início Sem categoria Incentivo: Literatura e cinema com Rodrigo Castelhano

Incentivo: Literatura e cinema com Rodrigo Castelhano

Alyne Motta
[email protected]

Nos dias 24 e 25 de abril, o cinegrafista, editor, diretor e produtor de televisão, Rodrigo Castelhano, mostra o tema “Literatura e cinema” em uma oficina realizada no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul.  Os encontros acontecem às 8h30 e 14h, na Sala Multiuso do Sesc (Ernesto Alves, 1042).
O encontro visa incentivar a leitura e o interesse pela literatura, além de desmistificar a produção audiovisual. A oficina trabalha com técnicas de compreensão da narrativa literária e aborda um método simples e prático para que professores/multiplicadores possam trabalhar em sala de aula as duas linguagens.
A palestra capacitará os multiplicadores a trabalhar com os alunos técnicas de adaptação de textos literários para qualquer recurso audiovisual, utilizando a linguagem de cinema.

Arquivo Pessoal

Rodrigo ministra oficina quarta e quinta-feira

RODRIGO CASTELHANO
Com 33 anos de vida, o diretor e produtor Rodrigo Castelhano acumula uma vasta experiência, trabalhando em aproximadamente 60 curtas-metragens, quatro longas e dezenas de filmes publicitários e programas de televisão e, há 10 anos, ministra cursos de interpretação para tv, cinema e publicidade.
Rodrigo trabalhou durante quatro anos como diretor técnico nos estúdios Wolf Maya, onde se especializou em direção de atores. Em 2003, fundou a produtora Órbita Filmes, sendo um dos primeiros diretores independentes a produzir um filme em HDTV no Brasil, com “A morte bate a porta”.
Dirigiu o premiadíssimo curta-metragem “O japonês da Coréia”, filme concorrente em diversos festivais de cinema e vídeo, nacionais e internacionais, ganhador de 10 prêmios, incluindo de melhor diretor e roteiro, foi um dos filmes de curta-metragem mais premiados no ano de 2005.
Produziu e dirigiu em 2008 o longa metragem “Dá 1 tempo” – juntamente com Evandro Berlesi, e produção executiva de Cleverson Ferreira – filme realizado através do projeto “Alvoroço em Alvorada”. Em 2009 produziu e dirigiu o longa-metragem “Eu odeio o Orkut”, com Luana Piovani, Julio Rocha e Jairo Matos no elenco.
Em 2011 dirigiu “Meu pai é figurante”, filme com Dedé Santana, Julio Rocha, Sidney Magal, Paulinho Mixaria, Wilson Paim, Armandinho, entre outros. É um dos diretores da produtora Guecko Filmes, empresa que atua no mercado publicitário, televisivo e cinematográfico nacional e da Escola de Atores Núcleo Set.