Alyne Motta
[email protected]
João Dullius
Poetas-piratas levam a música e poesia para todas as idades
Autênticos heróis fora da lei. Assim são os Corsários Inversos, desbravadores da poesia e percepção que transitam por qualquer governo, sem pertencer a reinados ou regras. Em tempos de guerra e paz, navegam pelas almas, saqueando os sentimentos em busca da sensibilidade por meio da troca.
Com suas épicas estórias, a nau da trupe conduz o público ao além-mar da imaginação, dando novo significado ao cotidiano que passa despercebido ao olhar. Em 2013 a trupe composta pelo Almirante Alfajor, Capitão Baldossa e Marujo Tempestade, planeja uma longa viagem, circulando por esse mundão com sua nau.
João Dullius
Almirante Alfajor, Capitão Baldossa e Marujo Tempestade conduzem o público ao além-mar da imaginação
Cidades grandes e pequenas do Rio Grande do Sul e de Pernambuco vão receber estes heróis, aportando nos mais diversos locais através do prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. Um público de todas as idades é convidado, pelos poetas-piratas, a adentrar em um universo de imagens e sensações.
Buscadores do mais valioso tesouro, os atores propõem um sutil e divertido jogo entre os personagens e a plateia, encontrando no olhar o porto seguro para um precioso escambo de sentimentos. Para isso, se utilizam de diferentes linguagens teatrais, como a música, o teatro de animação e a poesia.
CORSÁRIOS INVERSOS
Divulgação/Corsários Invesos
Capitão Baldossa
O espetáculo teatral “Corsários Inversos” é fruto do Prêmio Palco Habitasul, da Feira do Livro de Porto Alegre. Com grande alcance popular, os poetas-piratas começaram a viajar pelos parques do Estado e, desde então, já dividiram seus segredos em Manaus, Brasília, Palmas, Cuiabá, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.
Sendo uma grande ferramenta de comunicação e entretenimento, os Corsários Inversos chegam a Santa Cruz do Sul na tarde de hoje, 20 de abril, às 16h, na Praça Getúlio Vargas. Por lá, vão deixar seus versos preciosos na memória de todos aqueles que passearem por sua incrível nau.
Divulgação/Corsários Invesos
Almirante Alfajor
Pela musicalidade, capacidade de improviso e adaptação dos atores aos meios de comunicação, os Corsários estiveram em grandes festivais pelo país como o Palco Giratório, Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito), Sesi Bonecos do Brasil e o Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena.
O grupo também já circulou por diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul através do Sesc/RS. A turnê gaúcha passou por Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Ijuí, Passo Fundo e Porto Alegre. No mês de maio, tomam os rumos do Nordeste brasileiro, chegando aos municípios de Caruaru, Recife, Garanhuns e Arcoverde.
Divulgação/Corsários Invesos
Marujo Tempestade
O espetáculo Corsários Inversos é uma realização do grupo Mosaico Cultural, com elenco de Nando Rossa (Almirante Alfajor), Juliano Rossi (Capitão Baldossa) e Rafa Cambará (Marujo Tempestade), direção de Larissa Sanguiné, assistência de figurinos de Patrícia Preiss e produção de Dida Ortiz.