Alyne Motta
[email protected]
Alberto Nogueira Jr
A alma refletida em imagens
A fotografia para mim…
O verdadeiro sentido da vida, uma paixão.
Algo inexplicável que envolve meu corpo e minha alma, e que através do olhar me inspira a buscar na composição da vida, a harmonia, a beleza e o prazer de clicar.
Alberto Nogueira Jr.
Alberto Nogueira Jr
O fotógrafo, em sua primeira exposição
Filho de artista plástico e fotógrafo, Alberto Nogueira Junior vive no meio das artes desde pequeno. Porém, a vida o fez seguir caminhos profissionais diferentes do pai Alberto. O que Nogueira não imaginava, é que anos depois, alguns pássaros despertariam em si a paixão pela fotografia.
“Há uns cinco anos estava em minha casa e decidi fotografar uns pássaros que por ali circulavam. Este fato acabou despertando em mim uma paixão imensa pela fotografia”. Sozinho e com um equipamento, descobre esta área diariamente, aprendendo sempre novas técnicas e funções.
Sem curso algum descobre, a cada nova experiência, técnicas de fotografar. “Não fiz aula, mas sinto que tenho muito a aprender”, revela Alberto Nogueira, que pretende ir à busca de qualificação. O aprimoramento vem por vontade própria, pois a fotografia é seu principal hobby.
“Costumo dizer que é mais do que um hobby, é uma paixão”, declara Alberto Nogueira. O fotógrafo por vocação, explica que ainda não tem um segmento definido. “Fotografo de tudo”, revela o paulista, que coloca a alma no que quer transmitir. Aliás, este é um dos requisitos fundamentais para uma boa fotografia.
“Primeiro é preciso gostar de fotografar. Depois é necessário ter alma. E por fim, um bom enquadramento, de forma que a foto conte uma história”. Esses são os três requisitos que Alberto Nogueira acha fundamental para ter uma boa fotografia. E o que usa para construir as suas.
TRABALHOS E RECONHECIMENTO
Embora seja um hobby, Alberto Nogueira já mostrou seus trabalhos em exposições fotográficas. A primeira foi em Santa Cruz do Sul, com um tema sobre a preservação da natureza. “Reflexos da natureza preservada” era o título da mostra, que continha suas fotos.
E este ano, doze fotografias de Alberto compõem um calendário, produzido pela Lupa Graf. “Me sinto orgulhoso com as imagens reunidas ali. É prazeroso e incentivador ver o meu trabalho reconhecido”, admite o fotógrafo, que recebeu uma ligação da empresa e decidiu o tema que seria.
“Eles selecionaram as fotos na minha página e eu as disponibilizei com alta resolução. O resto do trabalho foi a gráfica quem fez”, explica Nogueira, orgulhoso em ver o calendário pronto. “É um estilo mais gaúcho, com poemas, de certa forma, relacionados com as imagens”, acrescenta.
Natural de São Paulo, adotou Santa Cruz do Sul como sua casa, por motivos profissionais. Quem quiser conferir o belíssimo trabalho fotográfico de Alberto, pode acessar o site www.albertonogueira.com. Contatos podem ser feitos através do Facebook, procurando pelo nome Alberto Nogueira Jr.