Alyne Motta
[email protected]
Inicia hoje, 14 de março, a 25ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), realizada até o dia 17 de março, no Parque do Trabalhador, situado na cidade de Campo Bom, 30ª Região Tradicionalista (RT). O evento é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
As primeiras provas acontecem às 18h, com laço executivo municipal (exclusivo para prefeitos, vice-prefeitos e autoridades), narrador e conselheiro do MTG. Amanhã, 15, a programação inicia às 8h, com a abertura oficial da Fecars, seguido de diversas provas campeiras.
A Fecars é uma competição que premia os melhores laçadores do Rio Grande do Sul. Realizada anualmente, reúne tradicionalistas vindos dos quatro cantos do estado. A 5ª RT também estará presente no evento, com competidores que venceram as etapas seletivas na região.
Alberto Nogueira Junior
Provas de laço são as mais concorridas
PRENDAS E PEÕES
Paralelo à Fecars, estará sendo realizado, no sábado, o 26º Seminário Estadual de Prendas e Peões e, no domingo, o 14º Seminário da Cultura Campeira. No sábado, o Seminário abordará a temática “Literatura Rio-grandense”, e terá como palestrante o ex-secretário de Cultura de Porto Alegre, o professor Sergius Gonzaga.
Já o Seminário de Cultura Campeira, que acontece no domingo, terá o temário “Pelagens de Cavalos”, e tanto para as prendas como para peões as atividades serão mistas, sendo teórico e pratico. No sábado, 16 de março, as atividades iniciam às 9h, e no domingo, 17, às 8h30.
Junto às programações, haverá uma sessão especial de cinema, com o filme “Contos gauchescos”, contando com a presença de Henrique de Freitas Lima, diretor do filme para um debate ao final. O filme serve para instrumentalizar prendas e peões sobre o tema dos festejos farroupilhas deste ano.
Divulgação/MTG
Festa reúne os melhores campeiros de todo estado
HISTÓRIA
De 1983 a 1987 foram diversas as tentativas de regulamentar um evento campeiro de nível estadual, até que Frontelmo Alves Machado, hoje Conselheiro Benemérito do MTG, apresentou proposta para o Presidente do MTG, Zeno Dias Chaves, com um esboço de regulamento para uma festa campeira estadual.
A iniciativa, segundo seu idealizador, teria como objetivos: unir os gaúchos campeiros em um evento para confraternizar e apurar os campeões estaduais, nas diversas modalidades campeiras já realizadas nos rodeios. A mesma veio a público em fevereiro de 1987.
O então presidente, Zeno, convidou homens com conhecimentos campeiros, como José Theodoro Bellaguarda de Menezes, João Francisco Rodrigues de Andrade, Oraci Louzada Abreu, Wilson Freitas e Cyro Dutra Ferreira para formar a comissão que, em três dias de trabalho, elaborou o regulamento.
Posteriormente, os membros da comissão percorreram o Estado recolhendo detalhes de usos e costumes, contando com a colaboração de muitos tradicionalistas e dos coordenadores regionais. A proposta final foi apresentada na 26ª Convenção Extraordinária, realizada de 11 a 13 de dezembro de 1987 em Júlio de Castilhos.
No dia 11 de dezembro foi aprovado o anteprojeto com o nome “Festa Crioula do Rio Grande do Sul”, e, em seguida, modificado para “Festa Campeira do Rio Grande do Sul – Fecars” e marcada a primeira edição para março de 1989. Já o esporte entrou mais tarde, aprovado na 32ª Convenção, em julho de 1991.