Alyne Motta
[email protected]
A cada semestre, o Museu do Colégio Mauá escolhe um tema para realizar uma exposição temporária e, na tarde de sexta-feira, 8 de março, foi aberta oficialmente mais uma. Por onde nosso olhar alcançar, percebe-se a presença feminina, e o Museu resolver homenageá-la.
A equipe do Museu, sob a coordenação da professora Maria Luiza Rauber Schuster e do diretor do Museu, Prof. Nestor Raschen, apresentaram, exclusivamente para a imprensa, a exposição temática “Menina, moça, mulher…”, que permanece aberta para visitação até o dia 19 de julho.
Alyne Motta
Objetos da vida feminina encontram-se para visitação e celebram o Dia da Mulher
Os visitantes poderão conhecer objetos de diferentes décadas que reportam ao comportamento feminino, desde a infância até a velhice. Entre as peças que compõem a exposição, estarão brinquedos de meninas, como berços, bonecas, fogões e louças em miniatura, que aguçavam o lado maternal.
Atividades exercidas pelas mulheres ao longo dos anos também estão retratadas: chapeleiras, bordadeiras, cozinheiras, modistas, professoras, floristas, musicistas, tricoteiras, crocheteiras, doceiras, entre tantas outras profissões estão referenciadas nesta exposição temática.
Alyne Motta
Roupas mostram como as mulheres se vestiam em épocas atrás
É inegável que a mulher colabora para que os lugares por onde passa, fiquem marcas de sua delicadeza e charme. Na decoração da casa, na moda, no sabor dos quitutes, no jeito de organizar o espaço, há sempre vestígios da participação feminina. No museu, foram cuidadosamente apresentados.
A professora Maria Luiza explica que, na década de 50, começaram a surgir os eletrodomésticos que ofereciam facilidades nos afazeres domésticos, sobrando assim, mais tempo para cuidar do seu visual. “São produtos que nossas avós ainda possuem em casa”, comenta.
Alyne Motta
Eletrodomésticos foram introduzidos a partir da década de 50
O MUSEU
Fundado em 1966, o Museu do Colégio Mauá faz parte do roteiro turístico do Vale do Rio Pardo, sendo referência para a região. A instituição construiu seu acervo com doações feitas pela comunidade regional. Atualmente, mais de 140 mil peças são expostas de forma fixa ou temporária.
Alyne Motta
Em tempos atrás, mulheres dividiam-se com as tarefas da casa e da cozinha
O Museu do Mauá, localizado na rua Marechal Floriano, 274, permanece aberto à comunidade de terça a sexta-feira, das 14h às 17h. Os ingressos custam R$ 1 para estudantes e aposentados e R$ 2 para o público em geral. Grupos devem agendar a visitação pelo telefone (51) 3715-0496.