Início Sem categoria Lacres de latas pra ajudar de verdade

Lacres de latas pra ajudar de verdade

Alyne Motta
[email protected]

Muitas pessoas, ao longo dos anos, desenvolveram vários mitos e utilidades sobre os lacres das latas de cerveja e refrigerante. Uns usam para artesanato, outros para chaveiros, alguns diziam que podiam ser transformados em aparelhos odontológicos. Porém, agora existe uma campanha de verdade.
Trata-se do “Eu ajudo na lata”, uma iniciativa da Unimed Brasil, que visa recolher garrafas pet (dois litros) cheias de lacres de alumínio (retirados de latas) para posterior troca por uma cadeiras de rodas. A cada 140 garrafas pet, é viabilizada a compra de uma cadeira.

Divulgação/Unimed VTRP

Aneli e sua contribuição para a campanha

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) também aderiu a esta iniciativa e está movimentando a população santa-cruzense e da região. A atividade também mobilizou seus médicos cooperados, colaboradores e parceiros nesta campanha que segue até o dia 30 de junho.
No dia 21 de fevereiro, Aneli Vitalis fez a sua contribuição. Durante anos, os filhos, quando ainda eram adolescentes, juntaram os lacres das latas, devido às informações que circulavam em períodos anteriores. Ela e os filhos foram recolhendo os lacres, pensando que ganhariam dinheiro com o fato.
Agora, anos depois, ela decidiu fazer sua parte. “Quando li que poderia entregar isso e ajudar quem precisa de verdade, juntei as garrafas e trouxe”, explica a moradora do Bairro Arroio Grande. “Vão aproveitar mais do que eu guardando isso em casa sem serventia”, completa.

Divulgação/RJ

É necessário juntar 140 garrafas para viabilizar uma cadeira de rodas

A entrega ocorreu no prédio da Unimed, situado no centro de Santa Cruz do Sul. “Saber que essa ajuda pode significar uma cadeira de rodas para alguém que necessita é uma alegria”, destaca Aneli. Quem quiser ajudar, basta entregar lacres nos pontos de atendimento da Unimed VTRP.
Outras informações podem ser obtidas na Cooperativa Médica, com a área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental, pelo telefone (51) 3714 7135 ou pelo e-mail [email protected].