Início Sem categoria Amantes da 7ª Arte reúnem-se para assistir e debater sobre filmes

Amantes da 7ª Arte reúnem-se para assistir e debater sobre filmes

Suilan Conrado
[email protected]

Parece coisa de cinema. E é. No fim do século XX, o professor universitário Josmar Reyes retornava do exterior após concluir doutorado, e ofereceu um curso sobre a chamada Sétima Arte, na Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul.
No decorrer das aulas, os participantes observaram que a cidade não possuía um espaço alternativo para exibição de filmes. Sendo assim, o grupo resolveu se mobilizar, com o intuito de criar novas opções para os amantes da telona. Logo, surgiu a Associação dos Amigos do Cinema.

Divulgação /RJ

A Associação dos Amigos do Cinema foi fundada no ano 2000, em Santa Cruz do Sul

Na ativa desde 2000, os cinéfilos encontram-se uma vez por semana, a fim de assistir um bom filme, e bater um bom papo. Nos últimos 3 anos, as reuniões têm acontecido na Casa de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga estação férrea do município.
Mas para 2013, a Associação ainda não possui local definido para as funções. “Faremos uma reunião para debater o assunto e contatar a Prefeitura, a fim de definirmos se continuamos ou não na Casa”, salienta Caco Baptista, professor universitário e atualmente presidente da Associação.
A intenção dos Amigos é continuar com as sessões na Casa de Cultura, principalmente por se tratar de um ponto central e de fácil acesso para todos.

Antelmo Stoelbenn

Reunião dos Amigos na Casa de Cultura: sessão de filmes alternativos e debate

Caco destaca que o grupo busca assistir filmes que não estão inclusos nos circuitos comerciais de cinema, e frisa que produções nacionais, bem como de outros países que não costumam ser exploradas pela grande  indústria cinematográfica, são as mais queridas.
Antelmo Stoelbenn, que é integrante desde os primórdios da Associação, explica que o debate feito acerca da película assistida é fundamental. “Cinema é cultura, é uma forma de viajarmos sem sair da cadeira, e a conversa após o filme agrega muito no sentido de revermos conceitos”, acredita Stoelbenn.

Divulgação/RJ

Filme francês chamado ‘O garoto da bicicleta’ foi um dos assistidos ano passado pela associação

De recesso desde dezembro, os amantes da 7ª Arte pretendem retomar os encontros na segunda quinzena de fevereiro, período no qual devem definir onde serão as sessões.
As reuniões ocorrem às segundas-feiras à noite, são gratuitas e  abertas ao público em geral. Para mais informações sobre a Associação e/ou como se tornar um membro, escreva para o  e-mail  [email protected].

7ª ARTE

Você deve estar se perguntando: Se o cinema é a 7ª arte, quais são as outras seis?
Pois bem, arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e teatro (incluindo a dança) compõem as chamadas Belas Artes, conceito que surgiu na Europa no final do século XVIII, junto com a proliferação das Academias de Arte, e que designa atividades preocupadas com a criação do belo, independente da sua utilidade prática.
Quando, um século depois, as academias se transformaram em Escolas de Belas Artes, a expressão já estava consolidada – então com apenas seis artes. O cinema, inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière no final do século XIX, é o lanterninha da lista.
Foram os críticos e teóricos franceses, no começo do século XX, os primeiros a chamar o cinema de “sétima arte”. (Revista Mundo Estranho)