Início Sem categoria As memórias de uma Santa Cruz em livro

As memórias de uma Santa Cruz em livro

Uma obra composta de crônicas, que tratam dos fatos mais pitorescos às construções documentais que tornaram possível conhecer nuances da história e das lembranças que marcaram a trajetória do povo santa-cruzense. Assim é o livro “Memória Viva: o legado de Guido Kuhn”.
A obra parte já organizada pelo jornalista e pesquisador antes de seu falecimento, parte editada pelo Departamento de Cultura e a Editora IPR, reúne mais de 30 textos, originalmente escritos por Guido Kuhn nos jornais Gazeta do Sul e Riovale Jornal.
Logo no prefácio, escrito por Marli Silveira, consta que “toda vez que pensamos em história, em memória, em tradições e costumes de Santa Cruz do Sul, toda vez que refletimos sobre o cotidiano das pessoas e a cultura local e regional, logo nos reportamos ao jornalista e pesquisador Guido Kuhn”.

Reprodução

Livro será lançado no dia 29 de novembro

“É mais do que uma lembrança desta ilustre pessoa. São páginas e mais páginas de um testemunho vivo e pulsante de um homem à altura do seu tempo”, declara a coordenadora de cultura, Marli.
Na orelha do livro, a viúva Lurdes Müller Kuhn escreveu que Guido Kuhn encontrou seu grande ideal no jornalismo. “Com muita seriedade, perspicácia e dinamismo fazia o seu Canto de Página com o Preguinho (nome das colunas nos jornais)”, declara aquela que o acompanhou.
Nos últimos anos, Guido dedicava-se ao estudo e pesquisas sobre a história de Santa Cruz do Sul e sua crônica semanal. Além disso, era grande incentivador da cultura germânica. Segundo a viúva, foi um “cidadão comprometido com a sua comunidade e atento aos anseios da vida de do mundo”, finaliza Lurdes.

LANÇAMENTO
A obra será lançada oficialmente no dia 29 de novembro, a partir das 19h, na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471). “Estaremos todos, menos ele fisicamente, celebrando o grande homem que foi”, finaliza Marli Silveira. Guido Kuhn faleceu em 30 de maio de 2010. (A.M.)