Alyne Motta – [email protected]
Ressaltar a importância da leitura, fundamental em qualquer idade. Este foi o principal objetivo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom), na segunda-feira, 29 de outubro, quando foi comemorado o Dia Nacional do Livro.
Para marcar a data, foram disponibilizadas dezenas de livros em oito estantes espalhadas pelo campus da Universidade em Santa Cruz do Sul, para que os estudantes, professores, funcionários e comunidade em geral possam fazer uso. Conforme a Ascom, a ideia é fazer com que todo mundo possa ler.
Alyne Motta
Livros foram disponibilizados em oito estantes na Unisc
Os livros distribuídos foram arrecadados através do projeto Q.I. realizado pela Unisc em parceria com a Rádio Atlântida, com a participação de escolas de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Arroio do Tigre. As mais de 4 mil obras (novas e usadas) foram separadas, sendo as infantis doadas para as Apaes dos municípios e a Copame.
Outra atividade é a pintura dos muros do campus-sede com frases retiradas de vários livros, onde também há a indicação da localização da referida obra na Biblioteca Central da Unisc, para quem desejar retirá-la. Essas atividades integram a campanha institucional 2012 que tem como lema “ler faz bem”.
Alyne Motta
Frases foram pintadas nas paredes da instituição
A DATA
O Dia Nacional do Livro foi instituído em 13 de dezembro de 1966, pela Lei nº 5.191, sendo comemorado em 29 de outubro, porque foi nesta data, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional.