O Município de Santa Cruz do Sul deve ser o primeiro no Estado a receber o Galpão Cultural. O projeto consiste em abrigar centros de culturas múltiplos que têm o objetivo de incentivar a troca de experiências entre diferentes grupos, promover o diálogo entre comunidades, criar espaços voltados para a diversidade de manifestações da cultura popular – exposições de artes, mostras cinematográficas, shows, festas, entre outros. Ainda, busca-se com esta iniciativa, possibilitar a difusão do conhecimento na área da cultura para a população através de oficinas, seminários e outras atividades pertinentes e incentivar o intercâmbio entre os diferentes galpões que vão surgir em outras cidades e estados. Esta informação é do Instituto Estadual de Artes Cências (Ieacen) tendo em vista o grande empenho da Prefeitura em tornar deste projeto. Já foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Administração Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado. No início de maio, a coordenadora do Departamento Municipal de Cultura, ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Marli Silveira, fez a entrega do documento que oficializa o Acordo de Cooperação Técnica à diretora interina do Ieacen, Luciana Éboli. Na ocasião, foram também discutidos alguns pontos do andamento do processo para instalação do Galpão Cultural de Santa Cruz e do Edital para gestão do espaço.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Ana Aranda, esta ação vai ao encontro de outros projetos já desenvolvidos pelo Poder Público na área cultural. “Estamos atentos, buscando oferecer à comunidade atividades diferenciadas e educativas também no âmbito das artes incentivando o desenvolvimento cultural em nossa cidade”, ressaltou.
De acordo com Marli Silveira, o Galpão Cultural representará um grande avanço para a cultura em Santa Cruz e na região, pois o espaço será exclusivo para incentivar e promover as mais diversas linguagens artísticas e com caráter regional. “Teremos um centro de cultura cuja multiplicidade e diversidade artístico-cultural será ponto central, garantindo a descentralização de ações e programas, bem como o contínuo intercâmbio de artistas, grupos e comunidade”, destaca Marli. A coordenadora também ressalta que o Departamento de Cultura está empenhado em garantir que Santa Cruz possa realmente promover a fruição regional da arte, como permitir que os grupos e artistas locais possam contar com o seu espaço para realizarem suas atividades e projetos. “O Galpão Cultural será coordenado por uma entidade devidamente habilitada pelo Edital e que deverá promover de fato a diversidade e o intercâmbio entre as comunidades, artistas e galpões, pois o centro múltiplo de cultura deve priorizar a plenitude da criatividade e das linguagens”, frisa.
A Secretaria de Cultura do Estado, através do Ieacen, está concluindo a etapa de formalização jurídica de todo o processo que envolve a efetivação dos Galpões Culturais em todo o Estado e tão logo seja concluído, começam a ser elaborados os editais para o gerenciamento dos espaços. O Galpão Cultural será coordenado por uma entidade que será habilitada por Edital e embora os pormenores deste ainda estejam sendo elaborados e estudados, é possível salientar que alguns pontos são pacíficos e as entidades interessadas já podem observar, como histórico de atividades e trabalho no campo das artes cênicas e estar devidamente constituída como entidade com fins culturais.