Alyne Motta – [email protected]
O folk-gaúcho (fandango) e o platt-deutsch (kerb) são duas coreografias existentes no Rio Grande do Sul, criadas pelas culturas dos gaúchos e dos colonos germânicos. Da simbiose dessas danças surgiu o “Fandankerb”, um neologismo criado pelos pesquisadores Paixão Côrtes e Barbosa Lessa.
Como forma de resgatar a história das duas etnias – que estão diretamente relacionadas uma à outra, através das indumentárias, culinária, festividades, crenças e conceitos de sociedade organizada e integrada – surgiu o Fandankerb – Integrando culturas, realizado pelo produtor cultural Gilmar Goulart Pinto.
Arquivo RJ
Evento busca a união de culturas
No passado a integração que era tida como impossível sob o olhar social e econômico, fez-se possível graças aos fandangos e kerbs. Viver em sociedade virou realidade graças a ações de inclusão social e cidadania, sendo incentivadas nos Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Centros de Folclore Germânico.
UNINDO CULTURAS
O evento entra em sua 4ª edição em Santa Cruz do Sul, sendo realizado amanhã, 13 de maio, no CTG Tropeiros da Amizade (Princesa Isabel, 357) a partir das 18h. Para o idealizador, os objetivos de integrar e divulgar a cultura gaúcha e germânica foram alcançados com sucesso.
“Além de termos levado a mensagem de integração e inclusão social por meio da cultura, foram divulgadas ações de cidadania para o restante do Estado e do Brasil. Acreditamos ter elaborado o evento da maneira mais autêntica possível, porque sabemos da importância da cultura e da história na formação do cidadão”, afirma.
Arquivo RJ
Polonaise torna-se o ponto alto do evento
Para o produtor cultural, Santa Cruz do Sul foi escolhida pelo culto anual das origens germânicas e gaúchas, mostrando fortes vínculos culturais e turísticos herdados dos antepassados. “Estes elementos fazem do Fandankerb um projeto que une cada vez mais as pessoas que vivem na cidade”, complementa Gilmar Pinto.
O EVENTO
Uma grande festa será realizada amanhã, com muita música, danças, culinária e mostra cultural das tradições gaúcha e germânica. O evento terá a animação do Grupo Tropical, que vai trazer muita música típica germânica, e pelo grupo Eco do Pampa, com seus bailados gaúchos.
As apresentações artísticas ficam a cargo do grupo Die Schwalben, com um espetáculo de danças germânicas, do Centro Cultural 25 de Julho e também das invernadas artísticas do CTG Tropeiros da Amizade. O Fandankerb é uma realização da Ike Publicidade e tem o patrocínio da Petrobras.