Alyne Motta – [email protected]
Em 1982, o Comitê Internacional da Dança, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) instituiu o Dia Internacional da Dança. A data, 29 de abril, comemora o nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverr, criador do balé moderno.
Para celebrar a data em Santa Cruz do Sul, a professora de balé, Luciana Souza, e o Shopping Santa Cruz, realizaram a Semana da Dança entre os dias 23 a 29 de abril. O objetivo era reunir todo o tipo de dança, comemorando esta forma de arte e revelar sua universalidade.
Marina Winck
A dança foi celebrada por todas as idades e estilos
De acordo com Luciana, “dançar é experimentar o tempo, experimentar o corpo, entrar em contato profundo e direto consigo, estudar seu eu e aprender potenciais e limites que nem sabíamos que existiam, é transpor todas as barreiras políticas, culturais e étnicas”, afirma.
E nessa transposição de barreiras, os mais diversos estilos de dança foram apresentados. Cerca de 200 dançarinos profissionais e amadores, mostraram sua arte, divididos em balé clássico, dança do ventre, dança alemã, dança gaúcha, street dance e dança de salão.
Marina Winck
A bailarina Luciana Souza foi uma das organizadoras do evento
“A dança se manifesta de diversas formas, em diferentes ritmos e em diferentes culturas. Nossa cidade é muito rica e tem muitas oportunidades de experimentarmos esta em suas mais variadas formas. Tenho a certeza que nosso objetivo foi cumprido”, avalia Luciana.