A partir de hoje, 15 de março, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recebe os melhores campeiros do Estado em Canoas. Eles participam da 24ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), realizada com o objetivo de resgatar e divulgar as raízes do homem do campo.
O evento segue até domingo, no Parque de Eventos Eduardo Gomes, com intensa programação. Além das tradicionais provas campeiras, também serão realizadas as disputas nas modalidades esportivas e dois seminários culturais, voltados à juventude tradicionalista.
Arquivo RJ
Evento reúne tradicionalistas vindos de todo o estado
PROGRAMAÇÃO
A programação inicia hoje, com a recepção às regiões. Às 17h, a Chama Crioula deve chegar ao parque, onde permanecerá até domingo, iluminando os participantes e os organizadores do evento. As competições começam às 18h, com Laço Executivo Municipal, Laço Conselheiro e Laço Narrador.
Amanhã as atividades recomeçam às 8h com a abertura oficial, onde será prestada homenagem a Irineu Neri da Luz. Depois, acontecem as provas de laço, seguidas de rédeas e gineteada. Às 20h, o MTG oferecerá o Congresso Técnico de Esportes, e encerra com show de Cristiano Quevedo.
No sábado, dia 17, as modalidades campeiras seguirão em disputa e terão início os Jogos Tradicionalistas. Também está previsto o 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões, organizado pelo MTG e pelas prendas e peões estaduais. O espetáculo artístico ficará por conta de Elton Saldanha, a partir das 21h30.
No último dia, domingo, acontecem as finais das provas e, às 9h, os peões poderão participar do 13º Seminário de Cultura Campeira. A solenidade de encerramento e entrega dos troféus Laço de Ouro, Marca Grande e Rotativo está agendada para as 19h.
A 5ª Região Tradicionalista (RT), com sede em Santa Cruz do Sul, estará participando do evento em diversas modalidades existentes para disputa, além de marcar sua presença no Seminário de Cultura Campeira e no Seminário de Prendas e Peões, realizado simultaneamente ao evento.