Alyne Motta – [email protected]
Quem tem um filme curta metragem, guardado dentro da gaveta, pode pensar em tirá-lo. O motivo não é só sumir com o pó, e sim ter a coragem de levar adiante e mostrar para um grande público no I Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul, que será realizado de 23 a 29 de abril.
Mais de 30 curtas-metragens, com destaque nacional e internacional, serão apresentados na mostra competitiva durante a noite do dia 28 de abril, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento contará com outras três categorias.
Alyne Motta
Daniel Gaggini e Marli Silveira: um grande passo para o município
A mostra regional é destinada para realizadores de filmes residentes em Santa Cruz do Sul e a mostra universitária aborda toda a produção acadêmica da região. “Essas são as categorias que mais inspiram um festival, porque é uma oportunidade de mostrar os trabalhos”, afirma Daniel Gaggini, da Muk Produções.
As inscrições gratuitas para essas categorias (regional e universitária), cujo tema é livre, estão abertas e seguem até o dia 20 de março. A ficha de inscrição pode ser obtida no site www.festivaldecinemasantacruz.com.br, bem como outras informações sobre o evento.
O principal objetivo do 1º Festival de Cinema é difundir e fomentar a sétima arte no município, além de capacitar jovens e adultos para esses meios. Para tanto, haverá uma oficina de interpretação e de cinema, onde os participantes aprenderão noções técnicas e práticas.
As inscrições para as mesmas iniciam no dia 21 de março e seguem até 17 de abril, sendo destinadas 25 vagas para cada uma das oficinas (interpretação e cinema). Ao longo da oficina os participantes realizarão um filme que será apresentado na noite do dia 28 de abril.
As crianças também terão o seu espaço, quando participarão do Cine Recreio, uma mostra de filmes voltada ao público infantil (crianças de 04 a 12 anos). Durante o evento haverá palestras, debates, exibição de filmes ao ar livre e outras atividades voltadas ao cinema.
O FESTIVAL
A ideia do Festival de Cinema partiu da atriz e diretora santa-cruzense Patrícia Vilela que, desde 1990, vive em São Paulo, e foi muito bem recebida pela coordenadora municipal de Cultura, Marli Silveira. Ambas, juntamente com o produtor paulista Daniel Gaggini, já trabalham no projeto desde junho de 2011.
“Este é o primeiro grande passo. Um passo importante para colocar nosso município no cenário do cinema”, afirma a coordenadora de Cultura, Marli Silveira. Segundo ela, o festival era um pedido da população. “Era uma demanda existente que estamos colocando em prática”, acrescenta.
O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Departamento Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), junto com a Muk Produções e co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul. Informações pelo fone (51) 3713 8202.