Início Sem categoria Homenagem a Siegfried Heuser

Homenagem a Siegfried Heuser

Everson Boeck – [email protected]

Conhecida também como “a praça do homem de ferro”, a Praça Siegfried Emmanuel Heuser é uma homenagem a este santa-cruzense que teve importante participação na sociedade. O local é um ponto de referência e de atração turística da cidade. Com um amplo espaço, a praça é utilizada por pessoas que fazem caminhadas, exercícios físicos (já que possui academia ao ar livre), para passeios no final da tarde, por esqueitistas que utilizam o Skate Park.

Fotos: Rolf Steinhaus

CENTRO DE CULTURA – O Prédio da Antiga Estação Férrea foi inaugurado em 19 de novembro de 1905, no mesmo dia em que Santa Cruz do Sul foi elevada à condição de cidade. O prédio da Estação Férrea, no entanto, foi tombado pelo município, onde hoje está instalado o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz.
SKATE PARK – O Skate Park Municipal foi inaugurado em 18 de março de 2007, vindo a preencher uma lacuna na prática desse esporte na cidade. Sonho há anos acalentado pelos esqueitistas, a pista constitui na mais moderna do Brasil e sem similar no Rio Grande do Sul. Ela permite esta prática esportiva nas três modalidades: free-style, street e vertical. O complexo é composto por spine-funbox (caixote + corrimão), spine com caixote, quarter com extensões e caixote, Double set com escada, quarter, 45° com caixote em descida e bowl.

ACADEMIA AO AR LIVRE – Em 8 de dezembro de 2010 foi inaugurada a academia ao ar livre na praça Siegfried Heuser. O projeto tem como principal objetivo a qualidade de vida e promoção da saúde com caráter social, promovendo assim a inclusão. Tem como público alvo a comunidade santacruzense, de ambos os sexos, adolescentes, adultos e Terceira Idade. As ações somadas às iniciativas da comunidade no desenvolvimento do cidadão, garantem o acesso à prática do esporte e do lazer, como melhoria da saúde e da educação, aumentando a qualidade de vida dos santacruzenses.

HOMEM DE FERRO – Inaugurada em 12 de novembro de 2004, a estátua do homem de ferro foi construída para a pira da pátria. Foi idealizada e confeccionada por Alceo Luis da Costa, que teve auxílio dos seus alunos da oficina de solda para os quais ele ministrava aulas na época.

HOMENAGEM

A praça, localizada na área da antiga viação férrea, na Rua Ernesto Alves com a Rua Júlio de Castilhos, é uma homenagem a Siegfried Emmanuel Heuser. Ele nasceu em Santa Cruz do Sul, no dia 22 de outubro de 1921, no prédio número 801, da Avenida João Pessoa, sendo filho de Emmanuel Heuser e sua esposa Ida Stumm Heuser. Fez seus estudos iniciais no Colégio Mauá. Formou-se, em 1943, como Economista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs).
Casou com Ermengarda Bueno, o casal teve 5 filhos: Daniel, Adalberto, Jorge, Renato e Carla. Enviuvando-se, casou-se com Alice Simon, irmã de Pedro Jorge Simon, ex-governador de Estado e atual senador. Heuser exerceu intensa atividade política, ingressando no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), elegendo-se diversas vezes como Deputado Estadual, sendo a primeira vez em 1950. Em 1966, foi lançado candidato único das oposições para o Senado Federal. Em Santa Cruz do Sul, Heuser venceu com 9.938 votos contra seus oponentes: Mondino e Guazzeli. Mas na soma geral do Estado, Heuser não conseguiu superar seus oponentes somando 638.140 votos contra 672.480.
Inicialmente, foi presidente do PTB, mas com a mudança ocorrida na revolução de 1964, e com o fechamento dos partidos, passou a integrar o MDB, sendo seu presidente de 1964 a 1969, período mais forte da ditadura militar, ocasião em que sem motivos aparentes foi cassado, por um telegrama do Ministério da Justiça. Em 1979 com a anistia recuperou seus direitos políticos, passando a integrar o PMDB, sendo seu vice-presidente de 1980 a 1982. Integrando o Governo de Leonel Brizola, partindo daí provavelmente a discreta vigilância que sempre o seguia sem maiores motivos.
Heuser foi secretário da Economia, da Fazenda, assumindo interinamente o Governo dia 28 de dezembro de 1959. Foi criador da Caixa Econômica Estadual, tendo participado da encampação da CRT, CEEE e criação do BRDE. Foi um dos idealizadores da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP), tendo recebido o Título de Cidadão Honorário dos municípios de Sobradinho e Vera Cruz.
Com especial ênfase se dedicava ao esporte da pesca, participando de concursos em todos os níveis, quando tivesse oportunidade. Assim foi campeão brasileiro de pesca, sul-americano e vice-campeão mundial. Faleceu devido a um fulminante ataque cardíaco, em 29 de março de 1986, quando participava de um concurso internacional de pesca no Chile. Em dezembro de 1987 o governador Pedro Simon inaugurou o Prédio da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul, situado na rua Duque de Caxias, dando o nome de Siegfried Emmanuel Heuser, em homenagem ao ilustre santa-cruzense.