Início Sem categoria Santa Cruz no Festival Internacional Sesc de Música

Santa Cruz no Festival Internacional Sesc de Música

Everson Boeck
[email protected]

Dois estudantes de Santa Cruz do Sul participaram durante 13 dias do II Festival Internacional Sesc de Música. Pedro Reck Bartholomay, que tocou viola, e Gabriela Helena Roehrs, que tocou flauta. O evento, que tem caráter educativo e não-competitivo, aconteceu de 9 a 21 de janeiro na cidade de Pelotas com sucesso de público e qualidade destacando um trabalho que envolveu professores e estudantes de música. No encerramento do festival o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, confirmou que a cidade sediará a terceira edição do evento, em 2013.
No concerto de encerramento, que aconteceu na Praça Dom Antônio Zattera, milhares de pessoas acompanharam os últimos acordes do festival. Num palco de 20mX18m reuniram-se mais de 200 músicos executando obras clássicas, como: O Guarany, de Carlos Gomes; Concerto para Trompa, com o solista francês David Guerrier; Valsa das Flores, de Johann Strauss; da ópera A Força do Destino, de Giuseppe Verdi, Aria Pace Mio Dio, com a italiana Luisa Gianinni; além de Batuque, de Lorenzo Fernandez; e da Abertura Solene 1812 Overture, de Tchaikovsky, cujos tiros de canhão surpreenderam o público com o apoio do 8º Batalhão de Infantaria Motorizada.

O FESTIVAL

Com direção artística do maestro Evandro Matté, o evento reuniu um público estimado de 20 mil pessoas durante os 13 dias de apresentações, todas com entrada franca, realizadas em diversos pontos da cidade. Estudantes de 13 estados brasileiros e do Mercosul, além de 55 professores de 7 países participaram do festival. Entre eles: Kiyotaka Teraoka (Japão), Dario Sotelo (São Paulo), Yang Liu (China), Alexander Baillie (Alemanha), Pierre Dutot (França), Luisa Gianinni (Itália) e Eduardo Neves (Rio de Janeiro), além de representantes gaúchos como Luke Faro, Leandro Maia e Eduardo Pacheco.
Na programação do festival, houve apresentações de recitais, música de câmara, concertos e apresentações de jazz e música instrumental brasileira, atividades do núcleo de inclusão cultural e oficinas de instrumentos e canto. Para a realização do evento, o Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc, contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, e apoio da Faculdade Senac, UCPEL, UFPEL/Conservatório de Música, Bibliotheca Pública de Pelotas, Unisinos, Governo do Estado/ Ospa e Expresso Embaixador, entre outras entidades locais. Outras informações sobre o festival pelo www.sesc-rs.com.br/festival.

Laureano Bittencourt

Dezenas de músicos participaram do festival na cidade de Pelotas