Alyne Motta – [email protected]
A tradição do Terno de Reis veio junto com os colonizadores luso-açorianos para o Rio Grande do Sul e permanece bastante viva em Santa Cruz do Sul. A distribuição de mensagens de paz, saúde e um próspero ano novo se misturaram com a nossa cultura e virou mais uma manifestação folclórica.
Desde sua fundação, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz mantém essa tradição. Os Ternos de Reis são grupos musicais que anunciam, de casa em casa, de rancho em rancho, o nascimento do menino Jesus. Nos dias atuais, serve para desejar bons sentimentos a quem recebe.
Entre os dias 26 de dezembro a 6 de janeiro, os integrantes do CTG Lanceiros de Santa Cruz percorrem diversas casas, visitando amigos e sócios e a comunidade em geral, levando suas mensagens. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
A apresentação se divide em diversas partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. Nesse momento, distribuem um cartão como lembrança e felicitam os moradores para o novo ano e continuam a canção. O grupo, devidamente pilchado, percorrerá diversas casas localizadas ao redor do CTG.
A música, que é cantada pelo Terno de Reis dos Lanceiros, foi feita especialmente para a ocasião. A letra foi trazida por Marciliano Rodrigues, de Encruzilhada do Sul, e o arranjo elaborado por Horacio Bairros e Ernestor Cardoso, transformando os versos em ritmo de vaneira.
HISTÓRIA
Quando Jesus nasceu, surgiu no céu uma estrela muito brilhante. Então os três Reis Magos do Oriente, que estudavam as estrelas – Melchior, Gaspar e Baltazar-, perceberam que ela trazia uma mensagem: a do nascimento do Rei dos Judeus. Após 13 dias do surgimento dessa estrela, chegaram a Belém.
Lá, encontraram o menino e sua mãe, fizeram atos de adoração e ofertaram seus presentes, ouro, significando riqueza, incenso, significando sabedoria e mirra, indicando o poder que a criança teria sobre o mundo. O sentido fundamental do Terno é o de anunciar ao povo, o nascimento de Jesus.
Rolf Steinhaus
Os integrantes do CTG Lanceiros que participaram do Terno de Reis