Início Educação Prefeitura e Unisc firmam parceria na área inclusiva

Prefeitura e Unisc firmam parceria na área inclusiva

A assinatura do convênio foi realizada na quarta-feira, 18, na Secretaria Municipal de Educação

Sara Rohde
[email protected]

A Prefeitura Municipal e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) assinaram na tarde da quarta-feira, 18, na Secretaria Municipal de Educação, o convênio Escola Inclusiva, que tem por objetivo qualificar a inclusão dentro da rede municipal e prestar um atendimento especial aos alunos. O projeto capacitará estudantes da Unisc das mais diferentes áreas da graduação para serem os monitores destes alunos. A previsão de início do programa que tem duração de 24 meses é para março de 2020. 
Serão beneficiadas em torno de 80 crianças que necessitam de um acompanhamento específico, sendo que atualmente a rede municipal conta com 200 alunos incluídos. Para a secretária Municipal de Educação, Jaqueline Marques, essa parceria visa atender com mais qualidade os alunos da rede municipal. “O convênio visa desenvolver a criança ao longo do ano, pois além do monitor ser selecionado de forma específica para o atendimento do aluno incluído ele terá um acompanhamento supervisionado, então ele poderá na prática ver as dificuldades que o aluno está tendo e como ele pode levar ações para o desenvolvimento deste aluno dentro de suas limitações. Esta troca da Unisc com a rede municipal é que vai engrandecer o projeto”. 
Além da capacitação dos monitores a Unisc oferecerá a formação dos professores da rede municipal por área de conhecimento. “Toda nossa rede ao longo do ano vai passar por uma formação sobre inclusão de como melhor atender os alunos, pois todo o momento está surgindo novas tecnologias a respeito do desenvolvimento e obviamente a gente precisa atualizar nossos professores”, salientou Jaqueline.
Segundo a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, o projeto é de extrema importância, ainda mais que no ano passado o educandário foi escolhido entre as 21 instituições universitárias do Brasil que trabalham com a inclusão de professores com deficiência. “Sempre trabalhamos com a inclusão ao acesso, oferta de libras totalmente gratuita aos nossos alunos, projetos de extensão. Muito nos orgulha estar entre as universidades brasileiras comprometidas”. 
Para a reitora finalizar 2019 firmando um convênio que tem relação com os princípios da universidade é motivo de orgulho. “Estamos construindo juntos este programa e temos muita honra de participar selecionando os estudantes da instituição para atuarem diretamente nas escolas”.