Na tarde de terça-feira (02/04), na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canisio, no Bairro Dona Carlota e Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul, foram realizadas as aulas Inaugurais do Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (Proerd) para as turmas de 5° ano destes educandários.
O programa é realizado pela Brigada Militar e desenvolvido com turmas do 1º a 5º ano e consiste num esforço cooperativo da Brigada Militar, escola e família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.
Conforme os Soldados Angelita de Oliveira e Fábio Lemos, integrantes do 23°BPM e instrutores do Proerd, o programa, dentro de sua abrangência, é um precioso instrumento de adequação social às crianças e aos adolescentes, pois enfoca a busca de valores éticos, morais e sociais, transmitindo-lhes uma mensagem de valorização à vida, e da importância de se manterem longe das drogas e da violência
Para o Comandante da 1ª e 2ª Companhia do 23°BPM, “o compromisso dos Policiais, além de formar alunos exemplares é o de fornecer base para o desenvolvimento de bons cidadãos. Sabemos dos resultados que esse programa obtém devido a experiências de anos anteriores. Este trabalho de prevenção nas escolas é muito importante”, salienta.