Sara Rohde
[email protected]
Aconteceu na Escola Goiás na última terça-feira, 2, a Mostra Polo dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Santa Cruz do Sul e região. O evento foi realizado pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através do Setor Pedagógico, e chegou na 3ª edição com o curso Elaboração de Projetos e Educomunicação.
O curso ministrado pelas assessoras pedagógicas, professoras e organizadoras Mariluci Prestes de Moraes Trinks, Graziela Maria Lazzari e Elisete Junqueira Loch, capacitou 300 professores e coordenadores pedagógicos de 100 escolas dos 18 municípios da 6ª CRE, para a construção do protagonismo escolar, através da metodologia de elaboração dos projetos com objetivo de melhorar o IDEB, incentivar o interesse das crianças de irem à escola, para que assim elas sejam idealizadoras do seu próprio conhecimento. O curso contou com 80 horas de duração.
O tema deste ano foi “Educar para Transformar” e teve a divisão de quatro eixos temáticos, foram eles Recursos Naturais, Cidadania, Tecnologia da Informação e Educação e Linguagens. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos dentro destes eixos e temas durante o ano letivo.
Primeiramente ocorrem as mostras internas com a pré-seleção de projetos, no segundo momento são as mostras dos 10 Polos nas regiões, onde são determinados número de projetos já organizados. Esta pré-seleção vai para a terceira etapa que é a culminância de todo o curso com a mostra regional de projetos a ser realizada no Parque da Oktoberfest, no dia 6 de novembro. Na ocasião serão apresentados os melhores trabalhos dos 18 municípios que compõem a 6ª CRE.
Durante a Mostra Polo foram apresentados projetos das escolas de Ensino Médio na parte da manhã e à tarde 35 projetos do Ensino Fundamental e sala de recursos. Entre eles estavam dicas de descarte de remédios vencidos, alimentação saudável, construção de casas sustentáveis, elaboração de refrigerante caseiro sem conservantes, o uso de brinquedos pedagógicos feitos pelos próprios alunos, aquecimento da água com energia solar, dicas de cidadania como a importância do feminismo na sociedade, entre outros. “As crianças compartilham seu trabalho, é uma ótima oportunidade de multiplicar o conhecimento, trocar ideias e assim aproximar os jovens, inspirando as escolas umas às outras. Com isso o meio em que a criança vive torna-se um lugar melhor para se viver”, disse a assessora pedagógica da 6ª CRE e professora, Mariluci Prestes de Moraes Trinks.
Um exemplo de projeto realizado no ano passado e destacado pela professora Mariluci, foi da EEEM Sebastião Jubal Junqueira, de Venâncio Aires, sobre a preparação da Erva-Mate. O projeto fez parte dos 15 escolhidos do Rio Grande do Sul, e visou plantar, colher e realizar todo o processo para tomar o chimarrão. “Este projeto foi destaque na Mostra Regional do ano passado. Vimos que a criança conseguiu construir seu conhecimento e mostrou que a escola fez sentido para ela”, completou Mariluci.
No ano passado foi feita uma parceria com a ONG Foco Empreendedor e foram realizados dois eventos concomitantes, a 2ª Mostra Regional e a Geração Clique. Este ano a ONG novamente se tornou parceira da 6ª CRE.
PROJETOS
Entre os projetos apresentados esteve ‘Aquecedor Solar Caseiro’ das alunas do Ensino Médio da Escola José Mânica, que visa captar água aquecida com o sol, através de canos e garrafas pets, preservando assim o meio ambiente e oferecendo uma forma sustentável de viver.
Outro projeto que chamou a atenção dos participantes foi o ‘Diga Não ao Feminicídio’, elaborado pelas alunas do Ensino Fundamental da EEEM Ernesto Alves de Oliveira. Este projeto tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da denúncia em caso de violência, questões e dados sobre os feminicídios no Brasil e no mundo, a desconstrução do machismo na sociedade e a importância do feminismo para as mulheres.