Nelson Treglia
[email protected]
A tarde deste sábado, 25 de novembro, foi de extrema relevância para a educação em Santa Cruz do Sul e na região. Foi realizado o Vestibular de Verão da Unisc, oferecendo oportunidades na Educação Superior para pessoas de todo o Rio Grande do Sul e de diferentes estados brasileiros.
Às 16 horas, a Unisc concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa, apresentada pelo coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing da Unisc, Everson Carvalho de Bello. Diversas informações foram apresentadas por Elenor José Schneider, pró-reitor de Graduação da Unisc, e por Rolf Fredi Molz, coordenador do vestibular.
Bello agradeceu a cobertura da imprensa, e disse que até o momento da entrevista coletiva o processo seletivo transcorria bem, conforme o planejado. Ele lembrou que “o vestibular só acaba quando os alunos ingressarem no primeiro semestre”. O processo seletivo contou com 3 mil inscritos. Fique por dentro das informações divulgadas pela Unisc:
*** 47 cursos foram oferecidos no Vestibular de Verão.
*** A grande novidade é o curso de Medicina Veterinária, aprovado em 2017. “Era um clamor geral, uma solicitação permanente”, disse Elenor Schneider.
*** Em função da estrutura do campus de Santa Cruz do Sul, e por questões de custo, a opção inicial por trazer a Medicina Veterinária para Venâncio Aires não se cumpriu, mas a Unisc procurou esclarecer a questão com a comunidade de Venâncio, em conversas que incluíram a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.
*** Candidatos de 145 municípios participaram do Vestibular de Verão neste sábado. “Isso sempre nos impressiona. Gente dos mais variados recantos vem a Santa Cruz para fazer o vestibular”, destaca Schneider.
*** Cursos que recebem procura maior contam com a participação, no Vestibular, de candidatos dos mais variados municípios do RS. Schneider destaca a participação de candidatos da região da Fronteira.
*** Em pesquisa, a maioria (50%) dos interessados em estudar na Unisc ressaltam como motivo principal da escolha a qualidade do ensino da instituição.
*** Regiões diversas do Brasil estão representadas no Vestibular: um candidato do Ceará, um do Mato Grosso e um de Pernambuco estavam inscritos na edição deste sábado.
*** Candidatos de 56 municípios se inscreveram neste Vestibular para ingressar em Medicina Veterinária (maioria de Santa Cruz).
*** Cursos mais procurados nesta edição: 1) Medicina Veterinária; 2) Psicologia (este curso deverá ser oferecido futuramente também no campus de Montenegro; a Unisc aguarda por aprovação do MEC); 3) Odontologia; 4) Enfermagem; 5) Engenharia Civil; 6) Direito.
*** Perfil dos candidatos: 73% têm entre 17 e 20 anos, e 63% são do público feminino. “A predominância masculina desapereceu”, indicou Elenor Schneider.
*** Três jovens de 15 anos estavam inscritos no Vestibular, dentro do público chamado de “treineiro”.
*** Dois candidatos de 58 anos (uma mulher para o curso de Estética e Cosmética; e um candidato para o curso de Direito).
*** Cerca de 400 pessoas estão trabalhando no Vestibular. Serão 49 pessoas, neste domingo, avaliando as redações.
*** Em janeiro, está confirmado o Vestibular da Medicina.
*** Terça, 28/11, listão dos aprovados será divulgado às 17h, e o boletim de desempenho será liberado às 18h.
*** Matrículas: de 30/11 a 12/12, nos períodos tarde e noite.
*** O índice de abstenção, no Vestibular deste sábado, foi de 13,10%.
*** Temas oportunizados para fazer a redação da prova: “O que é real e o que é virtual?”; “A importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para as garantias individuais” e “Bandido bom é bandido morto?”
*** Elenor Schneider, sobre a avaliação da redação: “A opinião do candidato é a opinião dele. Se o texto foi bem feito, não tenho direito de considerar esse texto um mau texto. Devemos respeitar aquilo que o candidato diz. Temos como orientação respeitar a opinião do candidato”.
*** Houve uma redução de 60 questões para 45 questões. Na elaboração das questões, existe um “delineamento mais próximo do Enem”, conforme Rolf Molz, pois muitos alunos da Unisc prestaram o Enem para ingressar na instituição.
*** Sem opção para língua estrangeira, os alunos tiveram de responder questões de inglês e espanhol (três de cada idioma).
*** Pela primeira vez, as questões de literatura foram elaboradas a partir de leituras indicadas previamente.