Início Educação Aprendizagem industrial ganha impulso

Aprendizagem industrial ganha impulso

Everson Boeck
[email protected]

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Cruz do Sul – Escola de Educação Profissional Senai Carlos Tannhauser– éreferência na formação e capacitação profissional de jovens e adultos. A sua atuação no segmento de educação profissional tem contribuído para o desenvolvimento da indústria local, regional e nacional, uma vez que a Escola vem formando profissionais que estão atuando em diversos estados do Brasil. Além dos cursos que oferece, a instituição prevê novidades para este ano. Entre elas está o início da construção do edifício que abrigará a nova unidade.

NOVO PRÉDIO

De acordo com o diretor regional do Senai, José Zortéa, na metade do ano deverá iniciar a construção de um novo prédio com amplo espaço físico, climatizado e com acessibilidade para todas as salas. A nova construção será de aproximadamente 2.300 metros quadrados e com capacidade para atender mais 350 alunos. “Hoje o nosso espaço está limitado para atender os três cursos Técnicos, cursos de Aprendizagem, Iniciação, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional do Pronatec”, sinaliza.
O novo prédio, que ainda não teve sua localização divulgada, terá laboratório de mecânica, madeira e mobiliário, auditório com capacidade de 150 pessoas, centro de vivência e salas de aula. “Com esta nova construção o prédio já existente terá laboratórios ampliados para atender o número de alunos dos cursos de Automação – CLP, Automação – Pneumática/Hidráulica, Eletrônica e nova estrutura de apoio pedagógico”, adianta.
A intenção, segundo Zortéa, além de atender melhor os nossos alunos é ampliar as matrículas e ofertar novos cursos básicos e técnicos para a comunidade, atendendo a demanda da indústria da região.

FALTA DE MÃO DE OBRA

A criação de cargos cada vez mais específicos, o uso de equipamentos ultramodernos e a globalização dos negócios intensificaram o problema de mão de obra nas empresas. Sobre esta questão, Zortéa reconhece que a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho é uma realidade atualmente no Brasil e garante que o Senai está atento a este problema. “Em todas as regiões temos aumentado significativamente as ofertas de vagas de cursos em todas as áreas demandadas. Os cursos gratuitos do Pronatec, por exemplo, muitas vezes não têm todas as vagas preenchidas devido ou à falta de pré-requisitos dos candidatos ou à falta de interesse. A falta de educação básica também é um empecilho para os candidatos que em alguns momentos do curso desistem por não conseguirem alcançar o aprendizado adequado”, analisa.

CURSOS

A unidade de Santa Cruz do Sul, localizada na Av.Gaspar Bartholomay, 350, conta com cursos em diversas áreas. Neste momento, os cursos pagos com inscrições abertas são na área de Habilitação Profissional técnica em Mecânica, Mecatrônica e Eletrônica. Na área de Automação há o curso de Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Na área de Eletroeletrônica há cursos de Auxiliar de Instalações Elétricas, Eletricista Instalador Industrial e Eletricista Instalador Predial. O Senai também oferece cursos em outras áreas, como Gestão, Metalmecânica, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação.
Além disso, o Senai tem cursos gratuitos realizados através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o governo federal e as prefeituras de Candelária, Sobradinho, Vale Verde, Vera Cruz, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. Por meio deste programa, os cursos são para pessoas com idade mínima de 15 anos.O previsto para 2014 são 1.590 vagas, 926 destas para Santa Cruz do Sul.
A Escola cumpre com sua missão através da atuação na área de Educação Profissional, com cursos de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional Básica e Aprendizagem Industrial Básica, com o objetivo de qualificar, aperfeiçoar e reconverter profissionais, e com cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: em Mecatrônica, Mecânica e Eletrônica, habilitando profissionais e preparando-os para as exigências tecnológicas da indústria, decorrentes do processo de modernização dos métodos de produção.
Atua, também, em Serviços Técnicos e Tecnológicos, desenvolvendo a Elaboração e Disseminação de Informação Tecnológica, Respostas Técnicas, Pesquisa Aplicada, Inovação de Processos e de Produtos, Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial e em Serviços Tecnológicos, oferecendo soluções para o fortalecimento da indústria.Maiores informações sobre os cursos disponíveis, inscrições e horários os interessados devem entrar em contato com a unidade pelo telefone (51) 3715-6480.

Rolf Steinhaus

Além dos cursos que oferece,a Escola, localizada na Avenida Gaspar
Bartholomay, prevê novidades para este ano, como a construção da nova sede