Everson Boeck
[email protected]
Estão abertas as Inscrições para ingresso na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) Ensino Médio Técnico em Agricultura através da Pedagogia da Alternância. Os interessados devem procurar a escola, localizada na Rua Dom Antônio Reis, 308, em Linha Santa Cruz, até o dia 25 de novembro de 2013.
Segundo a direção da escola, este ano entrará uma turma de 30 jovens, entre meninos e meninas, que iniciarão uma formação de três anos, mais 400 horas de estágio curricular obrigatório. Os critérios para o jovem estudar na Efasc são, ter concluído ensino fundamental, ser filho (a) de agricultor (a) familiar (com ou sem propriedade) e residir no campo. Os municípios de abrangência da escola atualmente são, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol, Boqueirão do Leão, Sinimbu, Herveiras, Vale Verde, Rio Pardo, Passo do Sobrado e Gramado Xavier.
O QUE É A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA?
A Pedagogia da Alternância surgiu na década de 1930 na França e logo espalhou-se pelo mundo. No Brasil existe há mais de 40 anos, procurando construir uma educação adequada à realidade dos agricultores familiares, em especial aos jovens que vivem com suas famílias no campo. Estes permanecem uma semana na escola, alojados no internato, e outra semana junto à família, onde recebem visita dos monitores para acompanhar a aplicação práticas dos conhecimentos e o envolvimento dos estudantes e sua família.
A Efasc foi fundada em 2009. É filiada à Associação Gaúcha-Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), a qual é vinculada à União das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), com sede em Orizona, Goiás, que por sua vez faz parte da Associação Internacional das Maisons Familiares Rurales (Aimfr), situada em Bruxelas, Bélgica.
As EFAS consistem basicamente numa associação de famílias de agricultores familiares que se reúnem para garantir aos seus filhos a possibilidade de estes terem acesso a uma Educação do Campo diferenciada, criando assim uma Escola Comunitária, onde a juventude do campo trabalha a partir da realidade vivenciada, construindo o seu conhecimento em comunhão entre a Família/ Comunidade e a Escola, num vai-e-vem de saberes ininterruptos, através de uma série de instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância.
AMBIENTE EDUCATIVO DIFERENCIADO
Atualmente a EFASC possui 96 jovens em formação (1º, 2º e 3º ano), 44 estudantes em estágio profissional e 22 técnicos agrícolas já formados. Todos esses 162 estudantes são filhos de agricultores familiares e oriundos de 12 municípios do Vale do Rio Pardo, vindos de 122 comunidades diferentes.
A escola tem como diferencial a vivência e o estudo proporcionado pela Pedagogia da Alternância, com seus vários instrumentos pedagógicos que possibilitam ao jovem manter o vínculo com a família e a comunidade ao mesmo tempo em que está na Escola, compreendendo uma lógica de Educação em que as famílias e os monitores atuam juntos na formação do estudante.
Outro ponto destacado pela escola é a vida no internato durante a sessão escolar (uma semana) que contribui para a socialização da realidade de vida de cada jovem, numa convivência marcada pelas trocas, pela solidariedade e pela corresponsabilidade, haja visto, que os estudantes mantém todos os espaços através dos diferentes coletivos de trabalho.
Maiores informações pelos telefones (51)37133046 ou (51)84580536, e pelo e-mail [email protected].
Divulgação/Efasc
A Efasc tem como diferencial a vivência e o estudo proporcionado pela
Pedagogia da Alternância, que possibilita ao jovem manter o vínculo com a
família e a comunidade ao mesmo tempo em que está na Escola