Alyne Motta – [email protected]
Quem não foi criança, ouviu histórias e depois ficou viajando nelas e criou a sua versão, com mais alegria, emoção e personagens? Pois com a evolução dos tempos e das tecnologias, a infância vem sofrendo mudanças, e isso tem acontecido com as histórias e livros para crianças.
Alyne Motta
Escolinha Criança e Companhia busca trazer autores para contar histórias aos alunos
Pensando nisso, muitos escritores estão buscando resgatar a arte de contar histórias, tão presente nos tempos de infância dos adultos de hoje. E a Escolinha Criança e Companhia tem feito a sua parte, trazendo diversos autores infantis e estimulando a viagem intelectual das crianças.
Durante o dia de ontem, 25 de junho, a escritora Valquíria Ayres trouxe a história do seu último livro, A vaca amarela. Mas mais do que simplesmente ler, usou do teatro para contar os fatos, prendendo a atenção das crianças e tornando-as personagens da trama.
Alyne Motta
Escritora busca uma interação com as crianças durante a história
“Sempre procuramos trazer pessoas que incentivem o hábito da leitura, estimulando as crianças desde as primeiras idades”, explica a coordenadora da escolinha, Solange Hansen. “A cada novo autor, buscamos trabalhar valores culturais”, acrescenta a professora.
TRABALHO
Para o escritor chegar até a escola, o trabalho é longo. Conforme a coordenadora, o primeiro contato é feito dentro das salas de aula. “Trazemos os livros e as professoras usam a história dentro das suas atividades”, comenta Solange. Após isso é que entra o teatro.
“Sempre que fazemos isso, percebemos que as crianças interagem com o escritor, pois conhecem os personagens e sabem o que aconteceu com eles durante a trama”, explica. Ela ainda acrescenta que a mesma história acaba sendo contada em casa para os pais e familiares.
Alyne Motta
Público infantil ficou atento à história
A ESCRITORA
Valquíria Ayres é natural de Cachoeira do Sul. Escritora, contadora de histórias, artista plástica, ministra palestras e desenvolve oficinas lúdico-literárias em escolas e na Biblioteca Pública de Santa Cruz do Sul. O público alvo para as suas propostas vai desde crianças, adolescentes, até adultos.
Alyne Motta
Valquíria Ayres e a Vaca Amarela
Val, como gosta de ser chamada, é autora de várias obras infantis como Noite com medo de escuridão, O sapo sapofe, Amor de dinos e A vaca amarela, sua última obra, lançada durante a 24ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Participa ativamente de diversas atividades pelo estado, contando histórias e palestrando.