Início Educação Tauani é reeleita presidente da Uesc

Tauani é reeleita presidente da Uesc

EVERSON BOECK
[email protected]

A União dos Estudantes Santa-cruzense (Uesc) esteve em processo de eleição nos dias 12 e 13 de junho. Foi disponibilizada uma urna fixa na entidade e outras 11 itinerantes. Com 90% de aprovação, foi reeleita a presidente Tauani Schwengber, que está no cargo desde 2010 e faz parte da entidade desde 2008.
A diretoria ficou constituída por 28 integrantes, uma vez que a Uesc possui abrangência nas escolas locais e nas expansões de base, isto é, escolas de Passo do Sobrado, Vera Cruz e Sinimbu. Estava apto a votar quem possuía carteirinha de estudante, ou seja, os sócios da entidade que hoje representam 3.200 estudantes. Participaram da eleição 80% deste total. Ela acontece a cada dois anos entre os meses de maio e junho.
De acordo com a presidente Tauani, a meta principal da Uesc é a luta pelos direitos. “Lutamos pelos nossos direitos, apoiando e participando de ações com os professores, aposentados e todos os trabalhadores em geral. Como presidente, pretendo ampliar os nossos convênios, além de dar continuidade com a escolha da rainha e gato da Uesc, que é uma tradição entre as escolas”, enfatiza. Ela também destaca como outra meta o projeto de um prédio que deverá ser concluído ainda no seu mandato.
Em relação às dificuldades, Tauani pontua o respeito à meia-entrada. “Um dos nossos maiores problemas é fazer com que respeitem o nosso direito da meia-entrada em shows, teatros e eventos em geral, pois muitos destes criaram o ‘ingresso promocional’ no qual não temos o direito da meia-entrada. Por este motivo acionamos várias vezes a Justiça para que nosso direito seja garantido”, ressalta.
Tauani também frisa o aumento da participação dos estudantes na entidade. “Desde quando entrei na Uesc percebi que era preciso maior participação dos estudantes. Na época não era uma entidade democrática, começando pelo estatuto que era extremamente velho e ditador. Outro fato era o prédio, que estava em estado precário, com muitas goteiras e problemas de infraestrutura. A partir deste momento começamos um trabalho de conscientização e para minha felicidade quando os estudantes foram chamados compareceram em massa”, lembra. “Isso me motiva para nunca desistir de lutar pelos nossos direitos e só unidos conseguiremos. Prova disso é que hoje a Uesc é conhecida nacionalmente devido às nossas participações em congressos e assembleias nacionais”, avalia.

DIVULGAÇÃO RJ

Tauani está na presidência pela segunda vez e faz parte da Uesc desde 2008