Alyne Motta – [email protected]
Na manhã de ontem, 18 de junho, ocorreu a aula inaugural do curso de novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Trinta policiais militares estão sendo capacitados para atuar com crianças e adolescentes nas escolas.
Durante duas semanas, os policiais estarão em Rio Pardo, no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebendo aulas. São 23 soldados do Vale do Rio Pardo e 7 do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central. A formatura acontece no dia 29 de junho, em Rio Pardo.
Alyne Motta
Ao final, os policiais vão se tornar 30 novos instrutores capacitados
O programa é a principal ferramenta de policiamento comunitário e, desde sua criação em 15 de julho de 1998, já atendeu 832.302 alunos em 451 municípios. Os novos instrutores serão um reforço aos 450 existentes e atuarão como facilitadores na construção do conhecimento.
Conforme o tenente-coronel Carlos Alberto de Almeida Dias, coordenador do curso do Proerd, em duas semanas os policiais estarão modificados para atuar. “A prevenção é uma das metas da Brigada Militar, e este programa atua neste ponto. Ao concluir o curso, os novos instrutores estarão mais humanos”, avaliou.
Alyne Motta
Tenente Dias: Ao final do curso, os novos instrutores “estarão mais humanos”
O programa é um fator importante para fazer uma convivência melhor. “O programa busca focalizar na socialização da criança, buscando alertar sobre os riscos existentes no dia a dia”, explicou o comandante do CRPO Vale do Rio Pardo, coronel Edson Luís Chaves Brendler.
Alyne Motta
Coronel Chaves: Crianças “com amor e segurança” não se tornam dependentes
Ele ainda declarou que a Brigada Militar tem estado presente no cotidiano gaúcho há 176 anos. “Com este histórico de atuação, cabe ainda mais realizarmos um trabalho preventivo, alertando as crianças sobre as drogas e a violência”, acrescentou o coronel Chaves.
O CURSO
Durante as duas semanas de treinamento, os profissionais de segurança sairão aptos para compreender, diagnosticar e criar estratégias de enfrentamento à violência. “Não se tornam dependentes, crianças que crescem com amor e segurança”, avalia o comandante do CRPO/VRP.
Na aula inaugural estava presente o tenente-coronel Afonso Amaro do Amaral Portella, comandante do 2º BPM, onde será realizado o curso. Na ocasião também estava o coordenador Valdomiro Rocha, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Aranda.