Início Educação Uergs vai utilizar Enem para selecionar estudantes

Uergs vai utilizar Enem para selecionar estudantes

Everson Boeck – [email protected]

A partir de 2013 o único critério de avaliação para concorrer às vagas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) será a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. A unidade de Santa Cruz do Sul, localizada na Avenida Independência, 2824, oferecerá 80 vagas que serão divididas em dois cursos – Tecnologia em Horticultura e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – sendo 40 para cada um.
A professora Isabela Holtermann Lagreca, diretora do campus regional, explica que o método para seleção ainda não está totalmente definido. “Ainda não sabemos se usaremos o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas o importante agora é que os estudantes fiquem atentos aos prazos”, disse referindo-se ao término das inscrições do Enem que encerram amanhã, 15 de junho.

Everson Boeck

Isabela Lagreca: “Vamos oferecer 40 vagas para dois cursos de nível superior”

Dessa maneira, quem tiver interesse em concorrer a uma vaga em uma das unidades da Uergs deverá realizar a prova do Enem 2012, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro. O período de inscrições do exame iniciou dia 28 e encerrará às 23h59min de amanhã. Os candidatos devem se inscrever no exame através da página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. O valor da taxa é R$ 35, porém alunos que irão concluir o Ensino Médio este ano em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou se autodeclararem membros de família de baixa renda poderão pedir a isenção da taxa.
Isabela lembra que as vagas estarão disponíveis em nível nacional, por isso é importante o esforço dos candidatos da região. “Se um aluno de outro estado consegue uma vaga é muito mais difícil ele concluir o curso aqui porque está longe da família, surgem problemas financeiros, pois nossa cidade é relativamente cara, não existe uma casa de estudantes aqui, entre outras dificuldades. Então é muito melhor que estudantes do município e região consigam estas vagas”, argumenta. Além de Santa Cruz do Sul, a Uergs tem na região unidades de Cachoeira do Sul e Encantado.
Para mais informações, acesse o site da instituição no endereço www.uergs.edu.br ou pelo telefone 3715-6926.

Universidade estadual objetiva melhorias em sua estrutura
Desde o ano passado uma mobilização da unidade local da Uergs tenta pressionar o Governo do Estado para a liberação de uma área de 4,5 hectares para a universidade. Segundo a diretora do Campus Regional, Isabela Holtermann Lagreca, a cedência do espaço solicitado já está garantida, faltando apenas a assinatura do documento. “A partir disso teremos condições de ampliar os serviços oferecidos, pois teremos um potencial grande de ampliação em nossa estrutura a partir desta cedência”, explica.
Além disso, em 2009 a unidade local confeccionou um projeto de identificação e uso desta área. Ela explica que a Uergs ocupa somente o segundo piso de um dos prédios da extinta escola Murilo Braga, em um terreno de 44 hectares que abriga antigas salas de aulas, galpões, casas e dois prédios. Com a extinção das atividades da Escola, o terreno reverteu ao Estado. Sem a concessão da área e investimentos em estrutura, a Universidade estava impedida de realizar ampliações.
Além de objetivar um acordo entre as entidades interessadas na ocupação da área, o projeto não apresentava qualquer ponto de conflito com as reivindicações apresentadas pelas mesmas em utilizações parciais da área em foco. “A partir desta concessão, poderá ampliar suas atividades na cidade e para a região, pois contará com uma infraestrutura construída capaz de oferecer, com qualidade e regularidade, ambos os cursos ora em andamento, podendo inclusive vir a ampliar o leque de cursos ali ofertados, caso exista esta possibilidade e perceba-se esta demanda”, pontua Isabela.
Veja na figura retirada do Google Earth a área do antigo Colégio Murilo Braga de Carvalho que deverá ser transferida para a Uergs.

Everson Boeck

Área a ser transferida para a Uergs. Os números sobre a foto indicam os prédios e as áreas existentes, para os quais há ideias de como ocupar cada um, conforme descrito no projeto