Alyne Motta – [email protected]
A cada dia, a computação tem se atualizado. E seria de se esperar que auxiliasse outras áreas do conhecimento, como a música. Pensando no assunto, os cursos de informática da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizaram na noite de segunda-feira, 21 de maio, mais uma edição do painel em computação.
Para debater sobre o assunto, trouxeram o professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Marcelo Johann, que é bacharel, mestre e doutor em Ciências da Computação pela Ufrgs, e com grande experiência em computação e música.
Alyne Motta
O palestrante com instrumentos que trouxe para mostrar a prática
A palestra realizada por ele foi dividida em duas partes. A primeira trouxe uma introdução à computação e música, com aspectos fundamentais e partes tecnológicas, e a segunda, mais prática, é voltada para gravação, reprodução e edição de áudio em alta voltagem.
Segundo o professor, os conceitos são divididos em diversos cursos de graduação, como física, engenharia, matemática, arte, entre outras. “Busco experiências que unem as matérias”, explica Marcelo, que há mais de 7 anos faz pesquisas na área musical.
Desirê Allram
Painel em computação trouxe a relação da informática com a música
“Meu objetivo é ir atrás de possibilidades de tornar a produção musical mais presente no dia a dia das pessoas”, garante o pesquisador. Junto com as suas explanações, Marcelo mostrou trabalhos muito práticos, onde alia instrumentos musicais com a computação.