EVERSON BOECK – [email protected]
Amanhã, dia 13 de maio, o Sindicato dos Professores do Município de Santa Cruz do Sul (Sinprom) completa 23 anos de sua fundação no município. No magistério municipal desde 2001, o atual presidente da entidade, Plácio Fernando Simianer, fala sobre a história e os projetos do Sinprom.
Há um ano e oito meses na presidência e integrante do sindicato há 11, Plácio já fez parte de diretorias anteriores em outros cargos. Ele considera que uma das maiores conquistas em sua gestão foi ter organizado as questões financeiras da entidade. “Há cerca de cinco anos estávamos com cheques cancelados, títulos vencidos e devedores em bancos e empresas. Este foi um dos motivos pelo qual muitos associados se afastaram. Conseguimos fazer parcelamentos e negociações durante este um ano e oito meses e hoje estamos com absolutamente tudo pago. Está tudo em dia”, garante.
Diante disso, Plácio afirma que faz parte de uma lista de futuros projetos a disponibilização de um plano de saúde odontológico e médico. “Com a nossa saída do Serasa, com nenhum título em protesto e com crédito reconquistado estamos retomando nossas negociações com a Unimed e a Uniodonto, por exemplo. Estamos apenas aguardando respostas por parte das instituições para voltarmos a oferecer estas vantagens para nossos associados”, destaca. A expectativa agora é o retorno de antigos associados e a adesão de novos.
Outro ponto frisado pelo presidente do Sinprom é a luta em relação à aplicação da lei do piso para a categoria. “Continuaremos nossa busca quanto a equiparação do salário básico da categoria ao piso nacional do magistério, que está em R$ 725,00 para 20 horas semanais de trabalho. O dobro se aplica a quem trabalha 40 horas por semana. Queremos avançar os 9% em relação ao piso nem que seja judicialmente”, sinaliza. Além disso, Plácio pontua o desejo por parte do sindicato em a Prefeitura oferecer aos professores um plano de saúde e um plano de previdência complementar.
A história do Sinprom começou em 1987 quando um grupo de professores criou a Associação dos Professores Municipais (Aprom). Segundo Plácio, a Constituição de 1988 mostrou uma possibilidade maior da fundação sindical e quando no ano seguinte foi fundado o Sinprom. Nos anos 90 foi adquirida a sede própria, até hoje localizada na Rua 28 de Setembro, 221, sala 301. O telefone para contato é (51) 3715-1220.
EVERSON BOECK
Plácio: “Projetos: disponibilização de um plano de saúde odontológico e médico”