A falta de energia elétrica durante o dia e a noite de terça-feira, 6 de março, em várias localidades de Santa Cruz do Sul, afetou diversas empresas, instituições e a população em geral, repetindo-se à noite na Unisc. Em análise inicial realizada por equipe técnica nas cinco subestações do campus durante a falta de energia, não foram verificados problemas no sistema elétrico da universidade. Após inspeção e procedimento padrão para este tipo de situação, o sistema foi restabelecido sem que houvesse nova ocorrência de interrupção na distribuição de energia, indicando que o problema não é interno.
Segundo a coordenação do campus e a pró-reitoria de Administração da Unisc, na noite de segunda-feira, dia 5 de março, a demanda chegou a 2.072 quilowatts/hora sem que houvesse sinalização de problema no sistema da instituição. Já no momento da queda de energia na noite de terça-feira, a demanda estava em 1.953 quilowatts/hora, ou seja, abaixo do registrado no dia anterior.
Os setores também informam que a capacidade do sistema elétrico da Unisc está dimensionada para atender uma demanda de até 70% superior a registrada nos últimos dias. Quando a energia recebida da distribuidora não está dentro de parâmetros universalmente aceitos, existindo oscilações de tensão, o sistema interno interrompe o recebimento da energia com o objetivo de resguardar instalações e equipamentos.