Alyne Motta – [email protected]
A alguns dias do início das aulas, na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, as atividades estão em ritmo acelerado para bem receber os cerca de 1.300 alunos, que serão divididos em 43 turmas nos três turnos oferecidos. O retorno para os estudantes acontece no dia 29 de fevereiro.
Antes da chegada dos alunos, a equipe diretiva tem trabalhado bastante para organizar o ano letivo, que tem novidades para o Ensino Médio. A proposta apresentada pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul será aplicada e exige muita atenção e mudanças.
Quem ingressar no 1º ano do Ensino Médio no turno da manhã terá 25 horas/aulas no seu turno, com as disciplinas já existentes e cinco horas/aulas no turno da tarde, no qual acontece a educação física e a inclusão de disciplinas diversificadas, com ênfase maior em metodologia de projetos e seminários integrados.
Os estudantes do turno da tarde, que em grande parte residem no interior, terão as mesmas 25 horas/aulas existentes no currículo, e em três dias da semana o horário escolar será estendido, visando incorporar as novas disciplinas. No noturno, os alunos terão algumas disciplinas com carga horária reduzida e inclusão das novas.
Conforme a diretora Elisabete Dreher, as alterações serão seguidas conforme orientações da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). “Estamos nos qualificando e buscando qualificar os professores, para que seja feito um bom trabalho e que os alunos sejam beneficiados com as mudanças”, comentou.
O retorno no dia 29 ocorre devido a essas alterações. Nos dias 27 e 28 de fevereiro os professores do Ensino Médio passarão por dois dias de formação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria realizada com a 6ª CRE. As escolas que só possuem Ensino Fundamental retornam às aulas no dia 27.
As mudanças na escola não ficam somente na parte da educação. “Para este ano investimos em aparelhos de refrigeração usados na sala de vídeo, um para a biblioteca, sendo que o existente lá foi transferido para o refeitório”, explica a diretora. A pintura interna está toda nova, o que deixou o ambiente mais amplo.
Alyne Motta
Nova pintura deixou os ambientes mais claros e amplos
Ao longo do ano, o objetivo da direção é deixar alguns ambientes mais agradáveis para os alunos. Quanto ao número de alunos, Elisabete comenta que a escola está procurando deixar salas com cerca de 35 alunos no Ensino Médio e um número menor ainda para o Ensino Fundamental.
“Priorizamos sempre pela qualidade da educação e que os alunos sintam-se bem. Uma sala de aula com menos pessoas, facilita o aprendizado, da mesma forma com que o professor consegue disponibilizar um melhor conhecimento”, garante a diretora, confiante com o trabalho.
Durante o ano, a escola vai manter as parcerias feitas em outras épocas com voluntários, como aulas de basquete, futebol, vôlei e outras modalidades esportivas. “A escola vai além de ensinar as matérias. É um espaço para o aluno aprender muito mais e conviver”, garante Elisabete.
Alyne Motta
Elisabete Dreher: Um ano com mudanças
O retorno dos professores acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, às 18h, na escola. A equipe diretiva aguarda o corpo docente e os alunos com votos de um ótimo ano.