Nelson Treglia
[email protected]
Um dos clubes mais tradicionais da região, chega aos 80 anos. Fundado em 27 de agosto de 1938, o Futebol Clube Rio Pardinho comemora oito décadas a serviço do esporte em Santa Cruz do Sul. Ao longo desse período, o clube fez história no futebol amador, alcançando conquistas e fazendo a alegria de sua comunidade no interior do município.
O estatuto do clube foi registrado em 1948, conforme o ex-jogador do Rio Pardinho, Darcilo Gressler, mais conhecido como “Zezinho”. Ele visitou o ‘Riovale Jornal’ nesta semana para divulgar as comemorações e fazer um resgate histórico do clube. Zezinho lembra que o primeiro presidente do Rio Pardinho foi Arnaldo Dassow, e que o clube disputou sua primeira competição oficial em 1956.
O primeiro jogo oficial foi diante do Sinimbu, e o Rio Pardinho venceu por 1 a 0, gol de Zezinho cobrando falta sem barreira. Em 1958, o time disputou uma decisão de campeonato contra o Tereza, clube localizado onde se encontra atualmente o município de Vera Cruz. A final foi realizada em Rio Pardinho, e o Tereza acabou campeão. No ano seguinte, 1959, o Rio Pardinho conseguiu reverter a situação: acabou campeão sobre o Tereza na casa do adversário.
No total, o Futebol Clube Rio Pardinho foi campeão três vezes na Liga de Sinimbu. Em 1992, o clube conquistou o título municipal em decisão contra o Pinheiral no Estádio dos Plátanos. Em 2004 e 2012, obteve dois títulos no campeonato da Lifasc. Atualmente, o Rio Pardinho está sob a presidência de Telmo Kahmann.
ZEZINHO
Um dos grandes nomes do FC Rio Pardinho, Zezinho foi jogador durante 30 anos. Jogou muito tempo pelo clube de Rio Pardinho e por outros times do futebol amador. Atuou também um ano pelo Esporte Clube Avenida e dois anos pelo Futebol Clube Santa Cruz. Jogava preferencialmente como ponta-esquerda, além de centroavante. Pelo Galo, participou das comemorações dos 50 anos do alvinegro em uma partida contra o Grêmio. O Tricolor de Porto Alegre, à época, tinha uma fortíssima equipe, com jogadores inesquecíveis: o zagueiro Airton, o lateral-esquerdo Ortunho e o centroavante Paulo Lumumba, entre outras feras.
Em 1957, Zezinho foi campeão do primeiro Estadual de Futsal pelo Corinthians, de Santa Cruz do Sul. Com a mesma equipe, logo em seguida disputou a Taça Brasil de Futsal, realizada no Rio de Janeiro, obtendo o terceiro lugar.
Pelo FC Rio Pardinho, uma grande lembrança de Zezinho é a goleada de 9 a 1 sobre o Sinimbu, na casa do adversário. Nesse jogo, Zezinho marcou seis gols. “Voltamos a pé para Rio Pardinho, e fizemos uma festa com muita música”, lembra o ex-jogador. Curiosamente, Zezinho tem a mesma idade do clube, 80 anos. O nascimento do ex-jogador ocorreu em 18 de agosto de 1938, poucos dias antes da fundação do clube.
COMEMORAÇÃO
Neste domingo, 2 de setembro, o FC Rio Pardinho realiza o segundo Festival Nacional da Galinha Recheada, no centro comunitário em Rio Pardinho, a partir das 11h da manhã. Na ocasião, serão comemorados os 80 anos do clube, com exposição fotográfica e solenidade a partir das 14 horas com homenagem a ex-jogadores e ex-presidentes. Haverá shows musicais. Venda de ingressos pelo fone 9 9993-7387 ou 9 9956-5024. O evento conta com apoio do Frigorífico Panke e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.