No dia em que comemora-se o Dia do Comerciário lembramos os 50 anos do Sindicato dos Comerciários. A passagem da data, completada no dia 21 de agosto, reuniu comerciários e entidades de vários segmentos em grande confraternização.
A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul) homenageou a entidade com uma placa. Paulo Ferreira fez a entrega do objeto e enalteceu a atuação do Sindicato ao longo deste último meio século. “Os comerciários de Santa Cruz do Sul estão de parabéns. São referência pela sua postura”.
A direção central do Cpers/Sindicato juntamente com o 18º Núcleo também condecoraram a entidade. Nei Sena e Miriam Trindade destacaram a importância da forma como a atual diretoria conduz o seu trabalho. “Eles sempre apoiaram os professores, estão no dia-a-dia de todas as lutas”, ponderou Miriam.
Adréa Ortiz, que representou a CSP-Conlutas, central a qual a entidade ajudou a construir e está filiada desde 2006, ressaltou que os comerciários deste município são referência nacional. “Não é só aqui que eles são bem vistos pelo trabalho comprometido que executam. Fazem isso no Estado e no Brasil afora. Por isso, merecem nosso aplauso”.
O presidente em exercício, Marcos Azeredo, além de fazer um breve histórico, pontuou a mudança ocorrida a partir de 1987. “Esse sindicato só é o que é hoje graças à opção de vida feita por alguns companheiros nessa época. Somos um Sindicato modelo na luta de classe e de forma isolada ninguém consegue isso, devemos às pessoas que aqui chegaram nos anos 80”, relembrou emocionado.
A festa, que reuniu mais de 500 pessoas, foi uma das atividades programadas em alusão ao cinquentenário. “O forte engajamento dos trabalhadores nas nossas campanhas salariais e, sobretudo, na de mercados, também não deixa de ser uma comemoração. Essa é a realidade do Sindicato”, concluiu Azeredo.
Divulgação/Sindicato dos Comerciários
Festa reuniu mais de 500 pessoas para comemorar o cinquentenário do Sindicato