Início Especiais Vasos para decoração: sua casa de cara nova

Vasos para decoração: sua casa de cara nova

Vasos são os instrumentos de decoração mais antigos do mundo. Começaram a ser usados ainda na antiguidade, como recipientes de barro para água, azeite e outros produtos. Tiveram grande destaque na arte grega e romana. Apesar de continuarem a serem feitos com propósitos só de utilidade, os vasos e ânforas gregos eram ricamente decorados e muitos deles contavam histórias, lendas e mitos. Os gregos inventaram novas formas de produzir vasos e novos padrões para decorar. A maioria das grandes civilizações produziu vasos decorados. Além dos gregos e romanos, sumérios, egípcios e babilônios produziram peças dignas de nota na História.

Já no século 21, nós não usamos nossos vasos para guardar água, muito menos azeite. No máximo umas flores e olhe lá. Os vasos assumiram papeis essencialmente decorativos, o que não é ruim.
Em vários tamanhos, formatos, cores e jeitos, vasos para decoração podem ser o “arremate” perfeito para sua casa.
– Para começar, pense se o vaso terá ou não plantas. Caso ele comporte uma planta mais robusta e maior, coloque-o no chão e em algum lugar de destaque.
– Evite colocar todos os vasos na mesma altura, especialmente se forem diferentes. A falta da linearidade em formas diferentes ajuda a criar um ambiente mais despojado e simpático. Coloque alguns na mesa, outros no chão, outro em um suporte em alguma mesinha, o que a sua imaginação ditar.
– Na hora de organizar os vasos, tente agrupá-los por cores, mas brinque com os tons. Um vaso na frente de uma parede colorida é uma peça de decoração extremamente poderosa, desde que os tons dialoguem entre si. Se o espaço já for muito colorido cuide para que os vasos não saturem ainda mais o ambiente. Prefira nesses casos, vasos mais neutros, brancos ou mais rústicos (de barro e zinco, por exemplo).
– Observe o estilo do vaso e do ambiente em que ele será inserido. Por via de regra, ambientes modernos pedem vasos mais atuais e ambientes mais sóbrios ou vintage necessitam de uma decoração mais tradicional. Entretanto, nada impede que os elementos se misturem. Escolhendo com cuidado, a mistura do antigo com o novo é muito interessante, e os vasos podem fazer bem esse papel porque não são “definitivos”, como um sofá ou uma mesa. Eles permitem várias escolhas, então procure e teste sem medo.
– Muros e paredes também podem ser decorados com cestos e plantas trepadeiras.
– Se o vaso levar flores ou outras plantas, lembre-se de que elas também precisam ser escolhidas levando em conta a decoração e o estilo do ambiente, além das condições que ele possa oferecer. Não adianta colocar uma planta linda, mas que necessite de muito sol, em um canto escuro da sala. O ideal é sempre pesquisar antes.
– Não precisa se prender exclusivamente aos vasos. Outros objetos podem fazer às vezes de vaso e ser tão (ou mais) decorativo. Chaleiras, bules, panelas e até mesmo regadores de zinco podem proporcionar muito charme, com uma pegada rústica e antiga.
 
Fotos: Divulgação/RJ
 

 
 
Vasos são excelentes peças de decoração
 

 
Vasos decorativos alternativos
_______________________
 
E você já ouviu falar da Ikebana?
 
A Ikebana (que significa “flores vivas”) é a arte japonesa de arranjos florais. Começou na Índia como um costume budista. Os arranjos eram usados como uma forma de oferenda e honraria a Buda. Quando o Budismo começou a aportar em terras nipônicas em meados do século VII.
O arranjo floral da Ikebana enfatiza todos os aspectos da planta desde o caule, folhas e flores até o vaso. A prática é uma forma de arte que visa mostrar com esses arranjos como o ser humano lida com a vida e a parte transcendental de seu espírito. É muito popular no mundo inteiro, com mais de três mil escolas, mais de 15 milhões de praticantes e vários estilos, do mais tradicional até os modernos, que usam materias industrializados, como plástico e outros sintéticos. Veja abaixo alguns arranjos Ikebana.
Fonte: www.moblydesign.com.br
 
 
Arranjos Ikebana: arte milenar budista