Início Especiais Retrospectiva Eventos 2012

Retrospectiva Eventos 2012

Carnaval

Nos dias 02 e 03 de março, Santa Cruz do Sul viveu sua folia, quando o Parque da Oktoberfest abriu suas portas para o carnaval da santinha. Na sexta-feira, 02, foi a vez dos blocos desfilarem na avenida, assim como escolas de samba convidadas e, para encerrar a noite, show com o grupo Fandangaço. No sábado, cinco escolas do município mostraram seu enredo na avenida, que teve como inovação, o recuo da bateria. A Império da Zona Norte foi a campeã do desfile, obtendo 89,9 pontos dos 90 disputados. Ela trouxe como tema “Santa Cruz é uma festa”, mostrando as festividades do município, conquistando o público e os jurados. O carnaval foi organizado pela Associação das Entidades Empresariais e Secretaria de Turismo.

Rolf Steinhaus

Império da Zona Norte foi campeã do Carnaval

Santa Cruz é Joia

De 15 a 18 de março, aconteceu a terceira edição do Santa Cruz é Joia, no Parque da Oktoberfest. Mais de 15 mil pessoas estiveram prestigiando o evento, que visa fomentar o comércio de joias e pedras preciosas, bem como divulgas as empresas prata da casa. Durante os dias ocorreu desfile de joias, lingeries, moda fitness, casual e festa. A programação variada contou com o lançamento do livro “Nossos Atletas – Histórias de campeões do esporte”. Nos pavilhões, muita moda, beleza, decoração, equipamentos esportivos, utensílios domésticos, móveis, artesanato, agroindústrias familiares, bijouterias, agencias de viagens e soluções em tecnologia. Um destaque foi o show do músico Toquinho, trazido através do projeto Música em Movimento, da Souza Cruz.

Ricardo Wendland

Toquinho realizou show no Santa Cruz é Joia, trazido pelo projeto Música em Movimento

Festival de Cinema

A sétima arte foi difundida e ganhou destaque no município entre os dias 23 a 29 de abril, quando aconteceu a primeira edição do Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul, uma realização da Muk Produtora, através de Daniel Gaggini e Patrícia Vilela, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura. Durante os dias de realização do evento, houve palestras, seminários, workshops e a gravação de um curta-metragem. A grande noite foi realizada no dia 28 de abril, no Anfiteatro da Universidade de Santa Cruz do Sul, com a exibição de 8 curtas metragens no Cine Recreio, dois na mostra Regional, quatro na Universitária e cinco na Competitiva. O documentário “Eletrônica Lau”, de Fábio Goulart, foi o vencedor na mostra Regional; a ficção “Nego”, de Armando Fonseca, conquistou o troféu na categoria Universitária; e a ficção “Não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, faturou o prêmio na mostra Competitiva, avaliada por voto popular.

Ricardo Wendland

Fábio Goulart foi o vencedor do Festival de Cinema na categoria Regional

Open Extreme Brasil

O Hip Hop ganhou destaque entre os dias 18 e 20 de maio, quando o coreógrafo Junior Soares realizou a primeira edição Open Extreme Brasil Hip Hop Dance. Mais de 25 profissionais de renome estiveram no município para ministrar aulas, oficinas e workshops aos mais de 800 dançarinos e participantes. Nomes internacionais como Amy Secada, Bobby Mileage, Meech Onomo e Djidawi Legion X e figuras da área da dança como o coreógrafo e diretor do Programa da Xuxa, Fly; a apresentadora e repórter do Faustão, Carol Nakamura; o coreógrafo do Domingão do Faustão e da Dança dos Famosos, Sylvio Lemgruber; a bailarina e repórter do Faustão, Fernanda D’Avila; o coreógrafo André Rockmaster, o melhor b-boy do Mundo, Neguin, assim como Angel B, Billa, Fran Manson, Fernanda Fiuza e Filipi Moura circularam entre as presenças.

Atelier Fotográfico

O Hip Hop foi um dos destaques no Open Extreme Brasil

Feira do Livro

A Feira do Livro de Santa Cruz do Sul celebrou seus 25 anos de existência ente os dias 25 de agosto a 02 de setembro, na Praça Getúlio Vargas. O jubileu de prata teve como tema “Ler Aproxima”, como patrono o escritor chileno António Skármeta e Valesca de Assis como escritora homenageada. Nos nove dias de Feira, um público de 32.650 visitantes esteve presente e, conforme as bancas foi vendido 29.500 livros. O destaque foi para a escrita de cartas, contação de histórias e incentivo a leitura. O evento é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Alyne Motta

O escritor chileno António Skármeta foi o patrono da 25ª Feira do Livro

Semana Farroupilha

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) celebraram, de 14 a 20 de setembro, os Festejos Farroupilhas, que teve como temário “Nossas Riquezas”. As atividades no município foram presididas por João Norberto Lacerda e teve como patrono o tradicionalista João Andrade Teixeira. O desfile ocorreu na manhã do dia 20 de setembro, e foi dedicado ao cavaleiro Paulo Afonso Dorneles Pinto, que caiu nas águas do Rio Pardinho, quando retornava, junto com os Cavaleiros da Integração, após buscar uma centelha oficial da Chama Crioula em Venâncio Aires.

Rolf Steinhaus

Desfile farroupilha foi com homenagens ao cavaleiro Paulo Pinto

Oktoberfest

A Festa da Alegria foi realizada de 10 a 21 de outubro, no Parque da Oktoberfest. A 28ª edição, cujo tema era “Trabalho, Cooperação e Fé” foi presidida por Ênio Wermuth e Roberto Gross e obteve um lucro de R$ 230,4 mil. A rainha Thainã D’Ávila e as princesas Rosimere Voos e Joana Frantz comandaram os doze dias de feste, registrando um público visitante de 420 mil pessoas, sendo 134,1 mil pagantes. Ao todo, foram consumidos 114 mil litros de chope, 32 mil litros de água e refrigerante e 80 toneladas de alimentos. Os shows ficaram por conta das duplas Carlos e Jader, Fernando e Sorocaba, do grupo Roupa Nova, do músico Thiaguinho, das bandas mineiras Jota Quest, Skank e do humorista Guri de Uruguiana. Os dois esquenta foram animados pelo Capital Inicial e pelo Sambô.

Rolf Steinhaus

Festa da Alegria trouxe como tema Trabalho, Cooperação e Fé

Enart

Santa Cruz do Sul transformou-se na capital de todos os gaúchos entre os dias 16 a 18 de novembro, quando ocorreu a 27ª edição do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na 16ª edição no município, contou com mais de 4 mil competidores, nas 26 modalidades, sendo um total de 80 grupos nas danças tradicionais Força A e B. O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, 1ª Região Tradicionalista foi o grande campeão, levando novamente o troféu para casa, sendo a segunda vez consecutiva e a quarta vez desde que participa. Na Força B o vencedor foi o CTG Fronteira Aberta, de Santana do Livramento, 18ª Região Tradicionalista. Nos três dias, o público foi de 78 mil visitantes e o Parque da Oktoberfest registrou 9 mil pessoas acampadas. Entre os destaques, gravação do programa Galpão Crioulo e transmissão ao vivo pela TV Com. O esquenta foi na quinta-feira, 15 de novembro, com a realização do Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha e o Aniversário do MTG.

Ricardo Wendland

CTG Rancho da Saudade foi novamente campeão do Enart

Christkindfest

A magia do Natal tomou conta do município de 01 a 23 de dezembro, quando ocorreu mais uma edição da Christkindfest. O Papai Noel fez sua chegada no dia 03 de dezembro, com um belíssimo show de fogos. A programação diversa ocorreu na Praça Getúlio Vargas, com teatro, shows e mensagens natalinas. Dois desfiles temáticos, nos dias 15 e 22, iluminaram a rua Marechal Floriano, assim como a Caravana da Coca-Cola. O encerramento ocorreu na noite do dia 23 de dezembro.

Rolf Steinhaus

Magia do Natal foi levada às ruas com a Christkindfest