Início Especiais Retrospectiva Saúde 2012

Retrospectiva Saúde 2012

Cemas, UP e ONG Desafios se unem na prevenção da Aids

A partir de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, que apresentou o aumento de casos da Aids entre jovens homossexuais e uma campanha de prevenção direcionada a este público lançada pelo governo brasileiro em janeiro, levou órgãos ligados à Saúde, além de ONGs e entidades a criarem campanhas preventivas para estancar e diminuir a disseminação do vírus em toda a sociedade.
Em Santa Cruz do Sul, o Centro Municipal de Atendimento a Sorologia (Cemas), através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, foi às ruas com o Bloco Prevenção estando presente nas concentrações dos blocos e nos bailes de carnaval. A folia da conscientização encerrou no desfile de rua das escolas de samba, em março. A ONG Desafios e a UP, tradicional casa GLS do Rio Grande do Sul situada em Santa Cruz do Sul, fizeram uma parceria com o Cemas e levaram o Bloco Prevenção para a casa durante Carnaval.

DIVULGAÇÃO RJ

Saúde pública: tema da Campanha da Fraternidade 2012

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou em 22 de fevereiro a Campanha da Fraternidade (CF) 2012 com o tema “Fraternidade e Saúde” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O tema envolvendo a saúde pública foi discutido em todas as esferas da Igreja Católica no Brasil. A igreja decidiu trabalhar o tema saúde pública com o objetivo de fazer com que a população e as autoridades competentes refletissem sobre os desafios que o país possui neste setor.

1ª Feira de Saúde e Qualidade de Vida

Os moradores do Bairro Santa Vitória foram os primeiros a participar da 1ª Feira de Saúde e Qualidade de Vida. A atividade, promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul em parceria com a Unisc, Sesc e Ervateira Santa Cruz, acontece na Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança, localizada na Rua Frederico Tiedze, 160. O evento teve como objetivo divulgar os serviços da Rede Municipal com a participação de instituições públicas e privadas, que atuam nas comunidades dos bairros Santa Vitória, Pedreira e Faxinal. Esta comunidade foi a escolhida porque lá estão situadas duas unidades de saúde básica. A intenção, no entanto, é atingir toda a comunidade com as próximas edições do evento.

DIVULGAÇÃO RJ

Evento teve como objetivo divulgar os serviços da Rede Municipal

Vacinação contra a gripe A

A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, além de outros dois tipos de gripe sazonal. Em todo o RS mais de 1,3 milhão de pessoas receberam a dose entre os meses de maio e agosto. Conforme a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, a meta geral na região era vacinar 80% do público alvo e foram vacinados 83%. Analisando cada grupo isoladamente, alguns não atingiram a meta. O grupo das crianças e gestantes, por exemplo, foi atingido. Já o dos idosos ficou abaixo da meta.

MARA PANTE

Prevenção foi um dos pontos fortes da campanha este ano

Santa Cruz festeja o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Cerca de 125 Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Sul participaram, no dia 5 de novembro, de uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, ocorrido na quinta-feira, dia 4. O evento aconteceu na sede da Associação Atlética da Philip Morris, localizada na Rua Fernando Abott, no Centro da cidade.

ROLF STEINHAUS

Cerca de 125 Agentes Comunitários de Saúde de
Santa Cruz do Sul participaram