Início Especiais Hoje é o Dia Estadual do Chimarrão e do Churrasco

Hoje é o Dia Estadual do Chimarrão e do Churrasco

Sara Rohde
[email protected]

O dia 24 do abril e conhecido como o Dia Estadual do Chimarrão e do Churrasco, bebida símbolo e prato típico dos gaúchos e moradores do Rio Grande do Sul. A data comemorativa foi instituída pela Lei Estadual nº 11.929, no dia de 20 de junho de 2003, escolhida em homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, o CTG 35, de Porto Alegre, que neste ano completa 70 anos de história. 
O chimarrão faz parte do convívio dos gaúchos que tem a bebida como tradição dentro dos lares, no trabalho, roda de amigos e em todos os ambientes sociais, já o churrasco, está servido em cima das mesas do RS todos os domingos. O único parágrafo incluso no artigo 1º da Lei 11.929 diz: “Entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com sal grosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sob controle manual”. O autor da Lei é o deputado Giovani Cherini (PDT).
Ao acordar pela manhã os gaúchos preparam o mate amargo sem mistério. Enquanto a água esquenta, a erva-mate vai pra cuia para em seguida agradar os paladares de quem vive no Sul. Pode ser inverno ou verão, em qualquer estação o mate está presente. E há o gaúcho que reside em outra localidade fora do estado, a cuia e a bomba sempre o acompanham. 
O churrasco, culinária tradicional do RS, geralmente é feito no domingo, acompanhado da maionese caseira, arroz, farofa e o pão de alho. O prato já está presente em várias regiões, mas o preparado no Rio Grande do Sul é diferente, especial e único, assado com espetos em brasa de madeira ou carvão. 

Dicas de como preparar um bom chimarrão:

* Preencha a cuia com dois terços de erva-mate num lado. Pode-se utilizar um cevador, aparador, até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia;
* Na parte vaga, você deve colocar a água morna (apenas para começar o chimarrão). Colocando água morna, não se queima a erva e o chimarrão não fica amargo;
* Tape a boca da bomba com o dedo polegar e a coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque o chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, o chimarrão estará pronto; nunca beba a primeira água pois a erva-mate é muito forte.

Dicas de como fazer um churrasco:

* Escolha uma carne (pão de alho, cebola, tomate, pimentão e batata também são assados).
* Faça o fogo (com lenha ou carvão).
* Espete a carne e os legumes. Tempere a carne com sal grosso e os legumes podem ser temperados com azeite, sal e orégano.
* Leve ao fogo quando estiver baixo ou em brasa. Deixe assar por aproximadamente uma hora sempre virando (o pão de alho deve ser colocado 10 min. antes de tirar o restante dos alimentos, ou na hora de colocar a carne para ser servido como aperitivo).
* Quando tudo estiver assado bata o sal grosso da carne e sirva. 

Receita pão de alho – (8 pães)

Ingredientes: pão Francês, maionese – 1 sachê, queijo mussarela (200g) e parmesão ralado (50g), orégano e alho triturado (a gosto).
Misture tudo e coloque nos pães em seguida leve para assar por 10 min. 

O Dia do Chimarr‹o e do Churrasco foi institu’do pela Lei Estadual n¼ 11.929

Conheça os dez mandamentos do Chimarrão: 
1) Não peças açúcar no mate.
2) Não digas que o chimarrão é anti-higiênico.
3) Não digas que o mate está quente demais.
4) Não deixes um mate pela metade.
5) Não te envergonhes do “ronco” no fim do mate.
6) Não mexas na bomba.
7) Não alteres a ordem em que o mate é servido.
8) Não “durmas” com a cuia na mão.
9) Não condenes o dono da casa por tomar o 1º mate.
10) Não digas que chimarrão dá câncer na garganta.