Rolf Steinhaus
Crianças prestaram homenagens ao batalhão e à independência do Brasil
A força do sentimento pela pátria
Brigada Militar, 7º BIB e Corpo de Bombeiros foram para a rua exaltando o patriotismo no tradicional desfile
Alyne Motta – [email protected]
A rua Ernesto Alves recebeu um grande público na manhã de ontem, 7 de setembro, quando foi realizado o desfile cívico militar. Mais de 50 entidades estiveram presentes, exaltando seu patriotismo, destacando a presença da Brigada Militar, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e o Corpo de Bombeiros.
Rolf Steinhaus
Comissão organizadora abriu o desfile trazendo o tema municipal
A abertura do desfile ficou a cargo da comissão organizadora, trazendo uma faixa com o tema municipal: “7º BIB – de mãos dadas com a comunidade, construindo a história santa-cruzense”. A entidade militar foi a primeira a ser homenageada no município, uma comemoração aos seus 170 anos de existência.
Ricardo Wendland
Tropa do 7º BIB desfilou completa
Outras entidades militares também estiveram presentes no desfile alusivo à Independência do Brasil. O 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o 6º Comando Regional de Bombeiros levaram seus veículos para a rua, mostrando sua presença na comunidade santa-cruzense.
Ricardo Wendland
Corpo de Bombeiros levou suas viaturas às ruas
O 23º BPM ainda levou o Batalhão Mirim, formado pelos pelotões de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária. O projeto tem foco preferencial nas ações socioeducativas e visa o desenvolvimento de 190 crianças nos três municípios, no qual busca formar cidadãos críticos e capazes de atuarem na sociedade.
Rolf Steinhaus
Batalhão Mirim contou com 190 crianças de Santa Cruz do Sul, Candelária e Venâncio Aires
Homenageado municipal, o 7º BIB mostrou na rua Ernesto Alves o apreço que tem pela comunidade santa-cruzense, participando das comemorações com toda sua tropa. Militares das quatro companhias, veículos táticos e um blindado integraram sua participação na manhã de ontem.
Ricardo Wendland
Aguardado por muitos, um blindado do 7º BIB esteve na Rua Ernesto Alves
Escolas mostram seu amor ao Brasil
Entidades municipais, estaduais e particulares desfilaram na manhã de ontem, 7 de setembro
Não só de militares e entidades convidadas fez-se o desfile cívico militar na manhã de ontem, 7 de setembro. Escolas das redes pública e privada de Santa Cruz do Sul mostraram seu amor ao Brasil, participando das comemorações alusivas à Independência do Brasil.
Rolf Steinhaus
Bandeira brasileira esteve muito presente no desfile
Estiveram presentes as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Gente Miúda, Bem-Me-Quer, Sonho de Criança, Aliança, Pingo de Gente, Criança Feliz, Paraíso Infantil, Margarida/Aurora, Mundo Mágico, Vovô Arlindo, Colégio Dom Alberto e as Escolas Estaduais Ernesto Alves de Oliveira, Sagrada Família e Santa Cruz.
Rolf Steinhaus
7º BIB foi homenageado por muitas escolas
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Frederico Assmann, Felipe Becker, Rio Branco, Dom Pedro II, Imaculada Conceição, São Miguel, Felix Hoppe, Cardeal Leme, Vidal de Negreiros, Carlos Wagner, Guilherme Hildebrand, Bom Jesus, Santuário, Menino Deus e Harmonia também integraram o desfile.
Ricardo Wendland
Escola Santa Cruz trouxe sua banda marcial às comemorações
Convidada pelo município, a Escola Estadual Emílio Alves Nunes, de Herveiras, realizou uma participação especial no desfile. Cada escola teve a oportunidade de mostrar seus alunos e projetos desenvolvidos ao longo do ano, além de prestar homenagens ao 7º BIB e ao Brasil.
A PÁTRIA
Olavo Bilac
Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha…
Quem com seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!