SARA ROHDE
[email protected]
O 7º Batalhão de Infantaria Blindado “Regimento Gomes Carneiro”, realizou no sábado, dia 2, a Formatura de Declaração dos Aspirantes a Oficial do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), tradicionalmente conhecida no Exército Brasileiro como “Aspirantado”. A colação de grau ocorreu no Auditório do 7ºBIB e a Cerimônia de Declaração no Pátio Duque de Caxias.
O NPOR do 7º BIB, criado no dia 14 de setembro de 2011, formou sua primeira turma em 2013. Após cinco anos, desde a primeira formatura, o exército formou ao todo cem alunos, sendo vinte alunos declarados Aspirantes a Oficial em cada ano.
Em 2017, o curso teve a duração de dez meses com turno único pela manhã devido aos estudos dos alunos universitários.
De acordo com o Cel. Kurt Werberich, a formatura do Aspirantado é especial, é uma formação de líderes. “Vivemos hoje a crise da elite. A elite é vista pela quantidade e ela não consegue nos representar. Elite é qualidade e por isso ensinamos valores morais e éticos, porque os Aspirantes têm a capacidade de mudar o país. Características como respeito e amor ao próximo foram passadas para os vinte alunos que hoje se formam”.
Conforme o 1º Tenente Oficial de Comunicação Social, Juvenal Alves Schneider, o aluno Aspirante poderá, de acordo com a classificação final no curso, ser convocado para o Estágio de Instrução Preparatório de Oficiais da Reserva (EIPOT), com duração de aproximadamente quatro meses. “Depois do estágio, o Aspirante é convocado para o serviço ativo pelo período máximo de oito anos, conforme o número de vagas em aberto nas diversas Organizações Militares do Rio Grande do Sul”.