Início Economia 74,4% dos lojistas não devem contratar

74,4% dos lojistas não devem contratar

Esta foi a afirmação feita por parte de associados que responderam a uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul, em relação às vagas temporárias de fim de ano

Luciana Mandler
[email protected]

Apesar da loja matriz Afubra não contratar, na unidade do Arroio Grande haverá duas vagas. Foto: Rolf Steinhaus

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul realizou na semana passada um levantamento com seus associados referente a contratações temporárias para o fim de ano, bem como sobre a expectativa de vendas para o Natal, data em que o comércio fica mais movimentado.


A pesquisa contou com a participação de 64 lojistas, de 18 segmentos da CDL Santa Cruz, e conforme os resultados apresentados 74,4% dos associados afirmam que não pretendem realizar contratações temporárias para o Natal deste ano, sendo que 18,8% pretendem contratar apenas um funcionário e 6,2% dos entrevistados disseram que vão contratar entre dois e cinco funcionários temporários.


Na loja matriz da Afubra, por exemplo, não há previsão de contratações para este ano. Na verdade, há pelo menos dois anos não são feitas contratações temporárias em virtude do quadro estar completo, conforme aponta o diretor-presidente da Agro Comercial Afubra, Romeu Schneider. “Aqui na matriz temos um quadro completo e quando necessário e se preciso conseguimos deslocar funcionários de outros setores”, explica.

Em contrapartida, neste ano, na loja situada no Bairro Arroio Grande, duas pessoas serão contratadas para este fim de ano. “Inclusive, a seleção está em andamento”, revela. “A contratação neste ano é atípica. Percebemos a necessidade, pois incorporamos outras atividades como a venda de equipamentos de placas fotovoltaicas, onde teremos uma pessoa fixa. O que abriu vaga para atender na loja”, aponta. Schneider ainda reforça que não se descarta a possibilidade de efetivar. “Vamos ficar atentos à qualificação, bom trabalho que vão fazer, o bom desempenho. Assim, poderá ter uma oportunidade mais à frente de fazer parte do nosso quadro efetivo”, finaliza.

VENDAS

O levantamento feito pela CDL local também aponta que apenas 29,7% dos lojistas acreditam em elevação de vendas em relação ao ano passado. Estes empresários acreditam em um crescimento de até 10%. 25% dos associados afirmaram que não esperam crescimento ou retração; 10,9% acreditam numa retração de até 10%; 7,8% dos lojistas, em um crescimento maior que 10%, enquanto que 26,6% se dividem em outras faixas com retração de 20% a 50% ou mais. Num comparativo ao ano passado, em 2020 os lojistas estão mais pessimistas, já que no último ano, 65% dos lojistas esperavam vender até 10% a mais.
Marcio Farias Martins, presidente da CDL Santa Cruz destaca que o levantamento é importante porque revela uma expectativa de vendas dos lojistas em relação ao Natal, além de apontar uma tendência para as contratações.


“Determinados segmentos estão muito impactados ao longo do ano e buscam nesta reta final de ano recuperar um pouco os prejuízos que tiveram com a crise”, salienta. Mesmo com o pessimismo, Martins avalia que esta é a melhor data do ano para o comércio e, por isso, é importante que o consumidor priorize o comércio local.


De acordo com Marcio Martins, a CDL busca incentivar o comércio local com a campanha ‘CDL Presente com Você’, na qual irá sortear um carro zero quilômetro no dia 28 de dezembro. Uma carreata vai marcar o lançamento da campanha de Natal. Ela vai percorrer as ruas do centro e de alguns bairros convidando as pessoas a comprarem no comércio local no dia 27, a partir das 19h. O carro Renault Kwid que será sorteado vai desfilar num caminhão guincho. E o comboio ainda terá a presença do Papai Noel.