Reprodução/RJ
Bomba chamada de “Little Boy” foi jogada no dia 6 de agosto de 1945
VAGNER CERENTINI
[email protected]
Já se passaram 70 anos da primeira bomba atômica que foi largada no Japão. O episódio gerou danos incalculáveis, devastou uma grande parte do país e matou milhares de pessoas. O ataque que colocou um fim na guerra ao fazer o Japão se render, foi um novo conceito de guerra, pois até então nenhum país tinha uma arma de tamanha destruição.
A primeira cidade a ser atingida foi Hiroshima, onde os Estados Unidos lançaram a bomba chamada de “Little Boy” no dia 6 de agosto de 1945. Nagasaki foi atingida 3 dias mais tarde por outra bomba nuclear, que também tinha nome próprio, “Fat Man”.
As bombas lançadas pelas forças armadas dos EUA mataram entre 130 mil e 220 mil pessoas, o número exato é motivo de discussão entre os dois países. Não se sabe quantas mortes ocorreram indiretamente, devido à radiação liberada pelos artefatos.
Devido à corrida armamentista que ocorria na época da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética, Alemanha, Japão e EUA, mudaram para sempre a história das guerras, fazendo uso pela primeira vez de armas nucleares.
Em 15 de agosto, poucos dias depois do bombardeio de Nagasaki e da declaração de guerra da União Soviética, o Japão anunciou sua rendição aos Aliados. Em 2 de setembro, o governo japonês assinou o acordo de rendição, encerrando a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha já havia se declarado derrotada 3 meses antes.