O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é uma unidade pública e descentralizada. Integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Atua no contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar, atendendo famílias e indivíduos que estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, de modo a prevenir a violação de direitos. O Cras Beatriz Frantz Jungblut localiza-se na Zona Sul da cidade considerada uma região de risco e vulnerabilidade social. Sua área de abrangência atinge os bairros Faxinal/Menino Deus, Dona Carlota e Santa Vitória.
A equipe técnica é formada pela coordenadora Márcia Weber, 2 assistentes sociais, 2 psicólogas, estagiária, profissionais de nível médio e equipe de apoio. Tem como objetivos a orientação e o fortalecimento dos vínculos, contribuir para o processo de autonomia e emancipação das famílias, atuando de forma preventiva evitando que tenham seus direitos violados. Realiza visitas domiciliares, atendimentos individualizados e em grupo, encaminhamentos à rede sócio assistencial e organização da vigilância social.
No dia 10 de novembro o Cras realizou um Evento Comunitário alusivo ao seu 5º aniversário e à 1ª Festa da Família, culminando as atividades realizadas com as famílias. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, parceria de várias entidades da comunidade, ESF’s, projetos sociais e escolas. Também teve a participação da Unisc com iniciativas culturais e de promoção de direitos contando também com o apoio das lideranças locais. O evento contou com atividades e atrações como corte de cabelo, participação de palhaços, brinquedos infláveis, peça teatral, Balcão do Consumidor, banda do 7º BIB, bolo de 5 metros e distribuição de churros, pipoca e algodão-doce. Durante a tarde também houve mateada, com distribuição de erva-mate e água quente, além de apresentações artísticas das oficinas realizadas no Cras.