Alyne Motta
[email protected]
Alyne Motta
5ª RT recebeu Curso de Formação realizado pelo MTG
Capacitar tradicionalistas visando instrumentalizar as lideranças, direta ou indiretamente, que contribuem para a formação dos jovens, além de difundir a filosofia e os objetivos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Esses são os objetivos do Curso de Formação Tradicionalista (CFor).
Destinado a tradicionalistas maiores de 16 anos, o CFor teve uma edição realizada em Santa Cruz do Sul. Durante o sábado, dia 27 de abril, mais de cem pessoas estiveram participando do evento realizado pelo MTG no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade.
Alyne Motta
A coordenadoria da 5ª RT juntamente com representantes do MTG durante o CFor
Para Luiz Clóvis Vieira, coordenador da 5ª Região Tradicionalista (RT), com sede em Santa Cruz do Sul, o CFor serve para qualificar os tradicionalistas, uma vez que o curso é imprescindível para aqueles que avaliam concursos de prendas e peões. “São eles quem espalham o conteúdo”, declarou.
Entre os objetivos do CFor está o estreitamento das relações entre instrutores, avaliadores, patronagem, coordenadores, conselheiros e diretoria do MTG. “É aqui que os tradicionalistas percebem que somos um movimento unido, que luta em prol de um mesmo ideal!”, explicou o coordenador Vieira.
Alyne Motta
Palestras abordaram assuntos relativos ao Rio Grande do Sul e cultura gaúcha
PROGRAMAÇÃO
As atividades iniciaram na parte da manhã e estenderam-se até o fim da tarde. Entre os conteúdos abordados estava a história do Tradicionalismo Gaúcho; história do Rio Grande do Sul; noções básicas da cultura gaúcha; carta de princípios; e gestão de pessoas: liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos.
Participaram das palestras patrões, instrutores dos grupos de dança e salão, ensaiadores de manifestações artísticas, prendas e peões de entidade e regionais, integrantes dos grupos de dança e tradicionalistas em geral, interessados em adquirir e repassar conhecimentos.