EVERSON BOECK
[email protected]
No último domingo, 27, encerrou os três dias da 51ª Conferência do Distrito 4680 do Rotary. O evento começou na sexta-feira e terminou no domingo. O objetivo, este ano, celebrar com a comunidade a conquista de permanecer com a identidade 4680. Uma extensa programação teve como finalidade promover o companheirismo, reconhecer os projetos e programas que fizeram os 52 clubes do Distrito se destacarem em suas comunidades, inclusive com a apresentação pelos próprios durante Conferência.
A abertura aconteceu no Auditório da Unisc com as presenças do representante do presidente Rotary Internacional, Luiz Coelho de Oliveira, da prefeita municipal, do governador do Distrito 4680, Valdir Bruxel, e representantes da universidade. A apresentação do Coral da Afubra, que cantou o Hino Nacional e o Hino de Santa Cruz, além de diversas outras músicas, foi motivo de muitos elogios. Após a cerimônia de abertura, todos os presentes foram recepcionados na Casa da Amizade, onde foi servido um coquetel de confraternização.
De acordo com o coordenador da Conferência, Everton Fardin, sábado o primeiro compromisso dos presidentes dos clubes foi um café com o governador Valdir Bruxel, no Hotel Soder. Em seguida recomeçaram as atividades no Auditório Central da Unisc com uma palestra sobre “A Família”, ministrada por Jorge Bueno, que discorreu sobre os problemas familiares e suas implicações, principalmente em relação aos filhos. Após houve apresentação de trabalhos dos Clubes do Distrito sobre suas realizações juntos a suas comunidades.
Ainda durante a manhã, a comissão organizadora promoveu entre os trabalhos a apresentação surpresa da Bandafest, com músicas típicas alemãs, que foram muito aplaudidas, inclusive com a participação dos rotarianos presentes. Mais tarde foi apresentada a palestra “Segurança Pessoal”, por Marcelo Luiz Schreinert. “Também tivemos a participação de dois Grupos de Estudos, que são projetos do Rotary, vindo dos Estados Unidos; um da Carolina do Sul e outro do Norte da Flórida, que apresentaram suas atividades em suas comunidades”, destacou Fardin.
Encerrando o ciclo de palestras, as últimas tiveram como tema “Aids, o Silêncio dos Inocentes”, proferida por Edmundo Cardoso e, na sequência, o palestrante Zé Adão Barbosa brindou os presentes com o tema “Comunicação, Expressão e Criatividade”. À noite, no Pavilhão Central da Oktoberfest, aconteceu um jantar baile de confraternização entre os rotarianos e seus convidados, onde também foram homenageados vários clubes e seus presidentes por terem se destacado no ano rotário 2011/2012.
No domingo, último dia da conferência, foi realizada uma missa ecumênica na Catedral São João Batista e, após, na Praça Hainsi Gralow, ocorreu o plantio da árvore e a inauguração do Marco Rotario, com o descerramento da placa alusiva à 51ª Conferência do Distrito 4680, “A realização dos sonhos”. Segundo o coordenador da Conferência, participaram nos três dias da Conferência, 28 cidades do distrito, com 46 clubes e cerca de 520 rotarianos.
Conforme o presidente do Distrito 4680, Valdir Bruxel, o título da Conferência, “A realização dos sonhos”, se refere a conquistas de sua gestão. “Primeiro: partimos de um número de 1054 associados e colocamos um desafio de alcançar os 1200. Chegamos a 1217 associados. Segundo: nossa segunda meta era buscar junto à comunidade recursos para contemplar a nossa fundação rotária, que é braço financeiro de Rotary, no desafio dos 200 milhões de dólares, em nível internacional. Conseguimos colaborar através de nosso distrito, dos cinco do Estado, com 35 mil dólares. Essas são algumas das conquistas e ‘A realização dos sonhos’ dos clubes foi compartilhada durante a Conferência”, frisa. Mais informações sobre o Distrito no site www.rotary4680.com.br
ARQUIVO DISTRITO 4680
Apresentação surpresa da Bandafest com músicas típicas alemãs,
que tiveram a participação dos rotarianos presentes