A 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul não poderia ter iniciado melhor. Desde a abertura oficial, na noite de quinta-feira, 10, o clima tem sido favorável para a presença de público. De acordo com a Associação de Entidades Empresariais (Assemp), parceira do Município da realização da festa, e da Coordenação Executiva, o público estimado nestes quatro primeiros dias superam 150 mil pessoas. “Estamos considerando a abertura com entrada franca, os dois shows nacionais, o feriado do sábado e o primeiro desfile temático. Isso nos deixa muito felizes e otimistas para os próximos períodos”, destaca o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
A programação da Oktoberfest iniciou com diversas atividades artísticas e culturais, com atrações para todos públicos. Na sexta-feira, a cantora sertaneja Lauana Prado abriu as apresentações de artistas nacionais, levando milhares de pessoas à Arena de Shows do Parque da Oktoberfest. No sábado, foi a vez de Alok e Traia Véia animarem o público. No domingo, o destaque da programação ficou por conta do primeiro desfile temático, que reuniu mais de 6,8 mil figurantes e um público expectador de 40 mil pessoas, se consolidando como o maior já realizado na história da festa, que iniciou em 1984.
Cultura
Grande diferencial da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul com relação às outras festas realizadas no Estado e até mesmo no País, as atrações culturais foram destaque nos primeiros quatro dias, com apresentações musicais, como a Banda Alemã Hunsrücker Blasmusik, o Encontro de Corais Infantis, que lotou o auditório da Assemp, as apresentações de danças folclóricas no Pórtico e os jogos germânicos junto ao Centro de Eventos. Na tarde de domingo, a primeira etapa da Olimpíada Rural chamou a atenção dos visitantes que assistiram competições de cabo de guerra, corrida de colher, corrida de carrinho de mão, bolão de mesa, bolão presa, corrida de tamanco e serrar lenha.
Consumo
O consumo de chope nos quatro primeiros dias da 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024, que seguem de 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, foi praticamente o dobro do volume registrado no mesmo período do ano passado. O mesmo vale para os não alcoólicos, como água e refrigerante. De acordo com o presidente da Assemp, Ricardo Bartz, os números podem ser atribuídos, principalmente, ao clima favorável, com dias de sol e temperatura elevada, assim como a novidade deste ano: a rodada dupla de chope. “Estamos muito felizes com este primeiro fim de semana, de tempo bom e de parque lotado, principalmente em função dos dois shows nacionais, do Dia da Criança e do primeiro desfile temático. Que possamos seguir assim até o dia 27 e consolidar a festa como um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul”, salienta Bartz.
Em 2023, a Festa da Alegria bateu recorde consumo de chope, chegando a 184 mil litros, quase 30 mil a mais do que o registrado em 2022. Para 2024, a expectativa é superar este número, ultrapassando os 200 mil litros. Para atender a demanda, a Eisenbahn, cerveja oficial dos eventos, apresenta uma seleção diversificada. Os visitantes podem desfrutar das versões chope da Pilsen, sua cerveja leve e refrescante, Unfiltered, uma versão não filtrada da Pilsen com aromas e sabores mais intensos, Pale Ale, que combina malte e lúpulo em harmonia, Session IPA, uma versão mais leve de IPA com amargor equilibrado, e IPA, intensa e aromática. Além da cervejaria oficial, a festa conta ainda com chopes artesanais da Hbier, Heilige, Helles e Probier.
Em três anos, Oktoberfest reduz seis toneladas de lixo com eliminação dos copos descartáveis
A 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, maior festa germânica do Rio Grande do Sul, segue promovendo práticas sustentáveis com a utilização dos copos reutilizáveis, uma iniciativa que tem sido amplamente elogiada pelos visitantes nos últimos anos e que já representou seis toneladas de lixo a menos pelo parque desde que a medida foi adotada, em 2022, pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).
Todos os pontos de gastronomia e bebidas do evento contam com o sistema, em que o copo reutilizável é comercializado pelo valor de R$ 6,00. Para se ter uma ideia do sucesso, em pesquisa de satisfação realizada na edição anterior, 66,3% dos visitantes apontaram a utilização dos copos eco como uma “ótima iniciativa”. “Foi uma quebra de paradigmas, principalmente pelo tamanho da operação e da festa, mas agora podemos dizer que está consolidada”, enfatiza o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
O sistema é o mesmo do ano passado: o Copo Eco é comercializado, ficando com o visitante como souvenir após o uso. Caso o visitante não queira adquirir o recipiente, tem a opção de trazer de casa o seu caneco. A comercialização de bebidas como água, refrigerante e chope dentro do parque será feita exclusivamente nos copos reutilizáveis ou canecos que sejam trazidos pelos visitantes de casa.
A responsabilidade pelo fornecimento dos copos ficará novamente a cargo da empresa Meu Copo Eco Comércio e Locações LTDA, de Florianópolis (SC). “Até aqui, a festa já evitou o uso de 500 mil copos descartáveis por ano, o que representa 60 toneladas de lixo a menos desde o início de nossa parceria. Os números e a aceitação do público confirmam que os copos reutilizáveis são uma excelente opção para reduzir o impacto ambiental”, destaca Martin Joufflineau, responsável pela empresa.