Início Geral 39ª Oktoberfest | Primeiro período tem público estimado em mais de 150...

39ª Oktoberfest | Primeiro período tem público estimado em mais de 150 mil pessoas

Festa abriu oficialmente na quinta, 10. Consumo de bebidas dobrou em relação ao mesmo período do ano passado

Sucesso marca primeira etapa da Oktoberfest Santa Cruz
Rodrigo Assmann e Alencar da Rosa

A 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul não poderia ter iniciado melhor. Desde a abertura oficial, na noite de quinta-feira, 10, o clima tem sido favorável para a presença de público. De acordo com a Associação de Entidades Empresariais (Assemp), parceira do Município da realização da festa, e da Coordenação Executiva, o público estimado nestes quatro primeiros dias superam 150 mil pessoas. “Estamos considerando a abertura com entrada franca, os dois shows nacionais, o feriado do sábado e o primeiro desfile temático. Isso nos deixa muito felizes e otimistas para os próximos períodos”, destaca o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
A programação da Oktoberfest iniciou com diversas atividades artísticas e culturais, com atrações para todos públicos. Na sexta-feira, a cantora sertaneja Lauana Prado abriu as apresentações de artistas nacionais, levando milhares de pessoas à Arena de Shows do Parque da Oktoberfest. No sábado, foi a vez de Alok e Traia Véia animarem o público. No domingo, o destaque da programação ficou por conta do primeiro desfile temático, que reuniu mais de 6,8 mil figurantes e um público expectador de 40 mil pessoas, se consolidando como o maior já realizado na história da festa, que iniciou em 1984.

Cultura

Grande diferencial da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul com relação às outras festas realizadas no Estado e até mesmo no País, as atrações culturais foram destaque nos primeiros quatro dias, com apresentações musicais, como a Banda Alemã Hunsrücker Blasmusik, o Encontro de Corais Infantis, que lotou o auditório da Assemp, as apresentações de danças folclóricas no Pórtico e os jogos germânicos junto ao Centro de Eventos. Na tarde de domingo, a primeira etapa da Olimpíada Rural chamou a atenção dos visitantes que assistiram competições de cabo de guerra, corrida de colher, corrida de carrinho de mão, bolão de mesa, bolão presa, corrida de tamanco e serrar lenha.

Consumo

O consumo de chope nos quatro primeiros dias da 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024, que seguem de 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, foi praticamente o dobro do volume registrado no mesmo período do ano passado. O mesmo vale para os não alcoólicos, como água e refrigerante. De acordo com o presidente da Assemp, Ricardo Bartz, os números podem ser atribuídos, principalmente, ao clima favorável, com dias de sol e temperatura elevada, assim como a novidade deste ano: a rodada dupla de chope. “Estamos muito felizes com este primeiro fim de semana, de tempo bom e de parque lotado, principalmente em função dos dois shows nacionais, do Dia da Criança e do primeiro desfile temático. Que possamos seguir assim até o dia 27 e consolidar a festa como um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul”, salienta Bartz.
Em 2023, a Festa da Alegria bateu recorde consumo de chope, chegando a 184 mil litros, quase 30 mil a mais do que o registrado em 2022. Para 2024, a expectativa é superar este número, ultrapassando os 200 mil litros. Para atender a demanda, a Eisenbahn, cerveja oficial dos eventos, apresenta uma seleção diversificada. Os visitantes podem desfrutar das versões chope da Pilsen, sua cerveja leve e refrescante, Unfiltered, uma versão não filtrada da Pilsen com aromas e sabores mais intensos, Pale Ale, que combina malte e lúpulo em harmonia, Session IPA, uma versão mais leve de IPA com amargor equilibrado, e IPA, intensa e aromática. Além da cervejaria oficial, a festa conta ainda com chopes artesanais da Hbier, Heilige, Helles e Probier.

Em três anos, Oktoberfest reduz seis toneladas de lixo com eliminação dos copos descartáveis

A 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, maior festa germânica do Rio Grande do Sul, segue promovendo práticas sustentáveis com a utilização dos copos reutilizáveis, uma iniciativa que tem sido amplamente elogiada pelos visitantes nos últimos anos e que já representou seis toneladas de lixo a menos pelo parque desde que a medida foi adotada, em 2022, pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).
Todos os pontos de gastronomia e bebidas do evento contam com o sistema, em que o copo reutilizável é comercializado pelo valor de R$ 6,00. Para se ter uma ideia do sucesso, em pesquisa de satisfação realizada na edição anterior, 66,3% dos visitantes apontaram a utilização dos copos eco como uma “ótima iniciativa”. “Foi uma quebra de paradigmas, principalmente pelo tamanho da operação e da festa, mas agora podemos dizer que está consolidada”, enfatiza o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
O sistema é o mesmo do ano passado: o Copo Eco é comercializado, ficando com o visitante como souvenir após o uso. Caso o visitante não queira adquirir o recipiente, tem a opção de trazer de casa o seu caneco. A comercialização de bebidas como água, refrigerante e chope dentro do parque será feita exclusivamente nos copos reutilizáveis ou canecos que sejam trazidos pelos visitantes de casa.
A responsabilidade pelo fornecimento dos copos ficará novamente a cargo da empresa Meu Copo Eco Comércio e Locações LTDA, de Florianópolis (SC). “Até aqui, a festa já evitou o uso de 500 mil copos descartáveis por ano, o que representa 60 toneladas de lixo a menos desde o início de nossa parceria. Os números e a aceitação do público confirmam que os copos reutilizáveis são uma excelente opção para reduzir o impacto ambiental”, destaca Martin Joufflineau, responsável pela empresa.