Início Opinião 38ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt

38ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt

A romaria deste ano nos oferece três particularidades únicas. A primeira particularidade é que o Santuário ainda respira a alegria das festividades e bênçãos jubilares do Centenário da Fundação de Schoenstatt, cujo ápice foi no último dia 18. A segunda particularidade é que nesta mesma data foi inaugurada a imagem da Mãe Rainha e três Vezes Admirável de Schoenstatt, com 10 metros de altura, colocada junto ao portão de entrada proporcionando abençoadas boas vindas a todos os peregrinos. E, como para muitos será a primeira visualização, não deixa de ser uma motivação a mais. A terceira particularidade é o tema da Romaria que é “NO SANTUÁRIO A MÃE ACOLHE E ABENÇOA A TUA FAMÍLIA”.
Um dos motivos da escolha deste tema pela comissão organizadora da romaria foi o de ir ao encontro dos apelos do Papa Francisco que tanto tem defendido a família. Ainda no mês passado, de 5 a 19 foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, convocada pelo Papa Francisco. Logo após, no dia 25, também em Roma, é realizado o Encontro da Família de Schoenstatt com o Papa Francisco. Nesta ocasião o Papa Francisco convida a Família de Schoenstatt a continuar se empenhando para uma cultura de Aliança: “Cultura do Encontro é Cultura da Aliança” e pede para que ajudemos a fortalecer os vínculos, sem deixar ninguém na periferia. E uma romaria é um excelente momento para se vivenciar este procedimento, pois a peregrinação a lugares santos ou de devoção é uma grande motivadora da piedade popular.
Em seu artigo “A Família Continua Viva”, publicado no boletim mensal do Apostolado da Oração, o Pe. Miron Stoffels-sj escreve que “Como órgão inserido dentro de um contexto sócio-político-econômico, seria impossível a família não pagar tributo ao desenvolvimento. Não se pode estacionar. É preciso acompanhar a História. Isto se aplica a todas as instituições da sociedade. Hoje a família é mais urbana e menos rural; mais assalariada e menos produtiva; mais consumista e menos econômica; mais democrática e menos paternalista; menos religiosa, menos harmoniosa, com menos filhos. A família mudou, mas não acabou. Continua a ser o sacrário de amor, onde se gera a vida biológica, o maior dom outorgado por Deus ao ser humano. Tu és vida, eu sou vida, nós somos vida… mas só Deus é a vida. E ele repassou ao homem o privilégio de propagar a vida. Sem a presença de Deus, no contexto familiar, a estrutura da família não se mantém, pois o lar não se sustenta num “bipé” e sim, num “tripé: marido, mulher e Deus”.
O Padre José Kentenich, também profeta, sempre destacou a importância da união das famílias dos integrantes do Movimento de Schoenstatt para formarem a Grande Família Schoenstatiana. Por isto é que das 21 comunidades que formam a “Obra de Schoenstatt”, uma delas é a “Liga Apostólica das Famílias de Schoenstatt”. E ela é bem ativa em todo o Movimento, inclusive aqui junto ao nosso Santuário. Participe.
No dia 23/11/2014, será realizada a 38ª Romaria, com saída às 8 horas e 30 minutos da Igreja São José. Venha se juntar à Grande Família de Schoenstatt e, nesta caminhada, partilhar com Nossa Senhora as alegrias e tristezas, pedidos e agradecimentos e, lembre-se de que
“NO SANTUÁRIO A MÃE ACOLHE E ABENÇOA A TUA FAMÍLIA”

*Schoenstatiano