O resgate cultural e a busca pela manutenção das tradições darão o tom para um evento especial na programação da 37ª Oktoberfest e Feirasul. É o Encontro de Sociedades, que no dia 15 de outubro, sábado, será um dos pontos altos da Festa da Alegria. A celebração começará às 14 horas, com recepção no pórtico do parque, desfile, exposição das bandeiras e o baile no Pavilhão Central.
Um dos coordenadores de Cultura e Folclore da 37ª Oktoberfest, Pedro Thessing, que atua juntamente com Mártin Goldmeyer e Nestor Raschen, revela que o objetivo é levar para dentro da festa algo que sempre fez parte da tradição germânica nas comunidades. “Precisamos resgatar e fortalecer uma coisa que existe, mas que talvez em algum momento deixou de ter a devida visibilidade. E, nessa grandiosa festa que é a Oktober, temos a oportunidade de fazer um trabalho de resgate do passado, mostrando para os mais jovens, por exemplo, a essência da cultura alemã”, explica.
Os convites para as sociedades ainda estão sendo enviados. A estimativa é de que entre 30 e 50 comunidades marquem presença. “As únicas exigências são para que as sociedades levem as suas bandeiras e que tenham um número mínimo de sócios. Vai ser uma reunião, um grande encontro para que as pessoas possam se divertir e celebrar a cultura germânica”, frisa Thessing.
A tradição
Em Santa Cruz do Sul existem sociedades com mais de 100 anos de atuação. Os encontros ocorrem em comunidades do interior, aos sábados ou aos domingos, para as pessoas jogarem bolão, loto e cartas, bem como dançar. No embalo de muita música germânica, a iniciativa visa preservar a cultura dos antepassados através dos jogos e da confraternização.
Assim como o Encontro de Sociedades promete atrair olhares de quem circular pela Festa da Alegria, uma atração já consagrada também vai garantir entretenimento para o público. É a Olímpiada Rural, que neste ano abrilhantará os três domingos da 37ª Oktoberfest. Os oito clubes participantes fazem parte da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) e vão disputar bolão de mesa, bolão de bola presa, corrida de carrinho de mão, corrida de saco, schafkopf e também competições de serrar lenha, trocar roda de carroça, cabo de guerra e corrida da colher. Nos primeiros dois domingos, 9 e 16 de outubro, ocorrem as semifinais das modalidades. A grande final está marcada para o dia 23. A Oktoberfest, promovida pela Associação das Entidades Empresariais (Assem), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, ocorrerá de 6 a 9, de 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro.
Dia da Maturidade Ativa espera reunir 30 mil
Com uma programação que inclui caminhada, oficina de gastronomia, encontro de corais, shows e muito mais, o Dia da Maturidade Ativa na 37ª Oktoberfest espera reunir 30 mil pessoas no dia 13 de outubro, quinta-feira. O evento, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Comissão Executiva da festa, é aberto para grupos de todo o Rio Grande do Sul. Para participar, é preciso confirmar presença pelo telefone (51) 3713 3222 ou WhatsApp (51) 98493 0578 ou e-mail [email protected].
Em clima de tradições alemãs, a ação iniciará às 10 horas, com entrada gratuita para pessoas acima de 55 anos. Para os demais, a partir do meio-dia o ingresso custará R$ 30,00 e das 17 horas em diante, R$ 20,00. “Estamos muito felizes e motivados com essa retomada. O dia mais alegre da Oktoberfest está de volta, repleto de atividades”, anima-se a coordenadora do Maturidade Ativa, Lisiane Vargas.
No projeto do Sesc, pessoas acima dos 50 anos são incentivadas a desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade e a prática da responsabilidade individual e coletiva.
Circuito Spaten de Bares faz aquece para a festa
Quem disse que é preciso ir até Munique para sentir o clima da Oktoberfest? Spaten antecipa o início das celebrações da principal festa cervejeira do mundo ao espalhar prévias por Santa Cruz do Sul e outras nove cidades do Brasil. Se não é possível ir até a Alemanha, a capital mundial da cerveja vem até o País com o Circuito Spaten de Bares. Ao longo desta semana, a ação ocorreu em Santa Cruz do Sul, nma verdadeira integração com o clima da Festa da Alegria. Na quinta-feira, representantes de outros órgãos de comunicação locais visitaram o Saint Lager, o Bar do Neco e a Cucas da Rosana.
Com sua autoridade em cerveja e uma curadoria prévia dos locais escolhidos, a marca organiza nesses pontos grandes mesas coletivas, um dos principais símbolos da Oktoberfest, criando todo o espírito característico da festa. Além de Santa Cruz, cujo roteiro inclui dez estabelecimentos comerciais, a iniciativa acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Recife, Brasília, Vitória, Belo Horizonte e Blumenau.
“Um ícone da Oktoberfest são as grandes mesas de madeira, onde todos se sentam para celebrar, brindar, conhecer novas pessoas e apreciar uma boa cerveja. Por isso, estamos levando uma mesa exclusiva de Spaten para diversos bares do País. Queremos transportar o consumidor para essa grande festa alemã sem precisar ir muito longe. É sobre celebrar a cultura cervejeira, seja em Munique ou em qualquer cidade do Brasil”, explica Joice Carvalho, head de marketing da Spaten no Brasil.
Uma das seis cervejarias oficiais da Oktoberfest em Munique e bebida oficial das festividades de Blumenau, São Paulo e Santa Cruz do Sul, Spaten é a criadora do estilo Munich Helles. Assim, a marca convida as pessoas a vivenciarem esse estilo na prática, mostrando toda sua experiência cervejeira.