Agência Assmann
Público visitante chegou a cerca de 400 mil em 12 dias de festa
Santa Cruz do Sul (RS) – A Diretoria Executiva da 29ª Oktoberfest e Feirasul, realizadas em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Prefeitura, divulgou na tarde desta quarta-feira, 16, os números oficiais de público. De acordo com o presidente da Festa da Alegria, ao todo, 134,2 mil pessoas pagaram ingresso para visitar o Parque da Oktoberfest, seja para conferir a programação de bailes, apresentações artísticas e culturais, bem como para assistir aos shows musicais. “Ficamos bastante satisfeitos com este resultado, praticamente igual a 2012 em termos de público pagante”, frisou o presidente. No ano passado, a 28ª Oktoberfest registrou, no mesmo período, um público pagante de 134,1 mil pessoas.
Se o público pagante permaneceu praticamente inalterado, o consumo da bebida símbolo da Oktoberfest, o chope, teve um incremento significativo com relação ao ano passado. Com dias de tempo bom e calor, registrados em praticamente toda a festa, o consumo chegou a 122 mil litros de chope. Em 2012, com temperaturas mais baixas registradas no período, o consumo alcançou 114 mil litros. Da mesma forma, o consumo de água e refrigerante também cresceu, passando de 32 mil litros em 2012 para 37,8 mil este ano. Já com relação à comida, a estimativa é de que tenham sido consumidas 90 toneladas de alimentos no Parque da Oktoberfest. “Sem dúvida, são números que ratificam o sucesso do evento”, completa o presidente. De acordo com Schwingel, o balanço financeiro dos eventos deve ser apresentado à comunidade pela Assemp em até 60 dias.
VISITANTES
Agência Assmann
Público pagante foi de 134,2 mil pessoas
Já o público visitante da 29ª Oktoberfest, que considera todas as pessoas que prestigiaram a programação do evento, inclusive fora do parque, como os desfiles de abertura, o noturno e nos dois domingos da festa, ficou em torno de 400 mil pessoas. Esta estimativa leva em consideração todas as pessoas que prestigiaram a Caminhada de Abertura, dia 2 de outubro; o Desfile Noturno, dia 9; e os dois desfiles de carros alegóricos nos domingos, dias 6 e 13 de outubro; os estudantes de escolas cadastradas; além de todas as pessoas que diariamente acessam o parque gratuitamente, como é o caso dos doadores de sangue, dos policiais civis e militares e das crianças menores de seis anos de idade. “Também consideramos todo o público do Dia da Maturidade Ativa, que acessa a festa gratuitamente, bem como as crianças, que no dia dedicado a elas tiveram entrada franca”, destacou Schwingel. “A intenção não é ser reconhecida como a maior festa do Brasil, mas sim como a melhor festa típica alemã deste país”, frisou o presidente.