Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Animais. Seres vivos irracionais que habitam diferentes ambientes em nosso planeta, sendo importantes para a manutenção do ecossistema. Acredita-se, com base no estudo de fósseis, que esses organismos tenham surgido há cerca de 710 milhões de anos. Durante a história do planeta, muitas espécies surgiram e muitas foram extintas.
No último domingo, 4, foi celebrado o Dia Mundial dos Animais. A comemoração é realizada desde 1930 e foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que morreu no dia 4 de outubro de 1226, em Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria. Francisco é o santo protetor dos animais.
É o protetor dos animais que dá o nome ao Abrigo São Francisco de Assis (ASFA). Localizado em Cerro Alegre Alto, interior de Santa Cruz, o local é uma entidade criada sem fins lucrativos por um grupo de pessoas abnegadas pela causa animal com o objetivo de proteger e amparar cães e gatos abandonados. O espaço foi criado oficialmente em março de 2000 sob a denominação Clube Quatro Patas, que foi alterado em abril de 2009 para a atual denominação.
Conforme a presidente Fátima Garcia, 53 anos, o abrigo possui sede própria há 19 anos cujo terreno foi cedido pela Prefeitura Municipal. Segundo ela, atualmente o local possui 260 animais entre cães e gatos. O consumo de alimentos é de cerca de 2,5 toneladas mensais, além de medicamentos, procedimentos veterinários, cirurgias de castração, material de higiene e limpeza, energia elétrica, combustível e manutenção do veículo para transporte dos animais e das doações, materiais de construção, taxas, etc. “Nossas verbas são arrecadadas em eventos realizados, com a contribuição dos associados e pelo esforço pessoal. Dependemos exclusivamente das doações de pessoas comprometidas com o bem-estar animal para manter nosso trabalho”, frisou a presidente.
ADOÇÃO
Ela destaca que atualmente o espaço físico do abrigo não comporta mais animais. “Não podemos ajudar todos que buscam o abrigo e não podemos ajudar todos os animais que estão sofrendo, pois temos limitações físicas, humanas e financeiras, mas tentamos fazer o melhor que podemos”, frisou. Ela salientou que busca um novo lar para os animais que estão no abrigo. “Os animais do abrigo estão disponíveis para adoção. Eles precisam de um lar com pessoas que amem eles. É um trabalho muito importante, mas não conseguimos nos realizar totalmente porque sempre tem um animal que precisa de ajuda. Queremos que eles tenham uma vida digna”, disse a presidente.
Interessados em ajudar o abrigo ou adotar um animal podem ser deslocar até o local em Cerro Alegre Alto diariamente das 9h às 17h. Maiores informações pelo telefone (51) 9 9512-1544 com Fátima Garcia ou pela página do Abrigo São Francisco de Assis na rede social Facebook.