Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Considerada a maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil, a Expoagro Afubra chega a sua 20ª edição com motivos para comemorar. Na manhã de ontem, 28, foi realizado o ato de lançamento do evento com a participação de mais de 400 convidados, representando 180 municípios, seguido de almoço realizado no Parque de Exposições, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. O ato foi acompanhado por lideranças municipais, estaduais e federais, lideranças ligadas ao setor agropecuário e representantes da imprensa.
O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, salientou que o tema “A importância do produtor rural” foi escolhido porque o objetivo principal da feira é promover a diversificação das propriedades fumicultoras. Dornelles apresentou resultados de pesquisa que mostraram que, nos 20 anos de Expoagro Afubra, a renda obtida com tabaco nas propriedades produtoras reduziu de 73% para 46%, salientando que a diversificação proposta pelo evento vem acontecendo. “Ao longo das feiras fomos melhorando a estrutura para dar mais condições de conforto aos expositores e visitantes. Assim, chegamos ao que é hoje, com mais de 430 expositores e 112 mil visitantes na edição do ano passado”, enfatizou ele, agradecendo aos apoiadores e parceiros do evento.
Para a edição de 2020, que ocorrerá de 18 a 21 de março, Dorneles informou que o evento ganhará um dia a mais, com atividades que aliarão as inovações e tecnologias para o campo à memória do evento e de sua entidade mantenedora. “Estamos ampliando em um dia para que o público maior possa vir prestigiar. Neste dia estaremos realizando um ato comemorativo para celebrar o aniversário de 65 anos da Afubra e os 20 anos da feira com várias atrações”, destacou o coordenador.
No ato solene também se manifestaram o deputado estadual Edson Brum, representando a Assembleia Legislativa, que anunciou a realização da Audiência Pública do Legislativo gaúcho como parte da programação da 20ª Expoagro Afubra, que vai tratar sobre irrigação. O evento, com a presença dos deputados estaduais, será dia 20 de março e terá como objetivo discutir políticas de irrigação para enfrentamento aos problemas das secas. O deputado federal Heitor Schuch, representante da Câmara dos Deputados, chamou a atenção para a importância da criação da Afubra e do trabalho voltado ao agricultor. O secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Henrique Schwanke, falou do posicionamento federal diante do agro, salientando que o ano de 2019 foi marcado pela abertura de dezenas de mercados internacionais. Último a se pronunciar, o prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros, frisou a importância da feira para a diversificação dos produtores rurais. No final, a diretoria da Afubra entregou uma placa em homenagem as autoridades presentes e parceiros do evento.
O presidente da Afubra, Benicio Werner, destacou que o novo espaço para a agroindústria familiar foi uma promessa feita aos produtores de que eles teriam um local maior e com maior comodidade. “Registro um agradecimento para a Câmara de Vereadores e prefeitura de Rio Pardo pela doação de meio hectare para construção do pavilhão com recursos oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Heitor Schuch. Foi tudo rápido e a obra pode ser realizada. Dia 18 será feita a inauguração de um espaço adequado para os expositores e com maior conforto para os visitantes”, disse Werner. Com relação ao quarto dia da feira, o presidente da Afubra convida a população das cidades para prestigiar a feira nesta data e confirmou que haverá uma atração cultural. “Estamos fechando a programação e uma das novidades será a participação da Fabrica de Gaitas do Renato Borghetti. Será um dia para a comunidade aproveitar”, finalizou o presidente.